Qual é o tratamento para febre reumática?

A febre reumática é tratada com antibióticos para eliminar as bactérias. O tratamento pode ser realizado em casa ou, se for grave, precisar de internação.
O tratamento para febre reumática consiste na eliminação das bactérias Streptococcus pyogenes, que causam a infecção de garganta, e nas terapêuticas específicas para cada manifestação da doença. A erradicação das bactérias é feita com uso de antibióticos, que podem ser administrados por via oral, via intramuscular (injeção no músculo) ou via endovenosa (aplicação de soro com medicamento na veia). O tratamento pode ser feito em casa, mas alguns casos podem necessitar de internação, devido a sua gravidade. Com relação às manifestações da febre reumática, cada quadro tem um tratamento específico. No caso da cardite (inflamação do coração) e da insuficiência cardíaca, recomenda-se o controle da quantidade de líquidos ingeridos e são utilizados medicamentos, como os diuréticos, que ajudam no controle da pressão arterial e do inchaço. Os pacientes com artrite (inflamação articular) podem ser tratados com anti-inflamatórios. Já os quadros de coreia (movimentos involuntários, perda da coordenação, etc), na maioria das vezes, são autolimitados, ou seja, apresentam melhora sem necessidade de tratamento. Quando isso não ocorre, podem ser usados alguns medicamentos para controlar o quadro.
Referências:
Dynamed [Internet]. Acute rheumatic fever. Informação atualizada em 31 de maio de 2017. Disponível em: http://psbe.ufrn.br/. Acesso em: 6 jun. 2017.
Autor do resumo:
Lenisa de Mello e Souza
Revisores do resumo:
Prof. Dr. Fabio Carmona, Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão