\ Universidade de São Paulo - Sites > Jornal Eletrônico do Complexo Acadêmico de Saúde == > Destaque com imagem (Pequeno) > Redução do tempo de sono pode aumentar índices de mortalidade

Redução do tempo de sono pode aumentar índices de mortalidade

Dormir tem efeito antioxidante no organismo, revela estudo da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos e publicado pela revista Plos Biology, no início deste mês. A lógica encontrada pelos pesquisadores norte-americanos é que a falta de sono traz efeitos negativos para a saúde, como o estresse oxidativo agudo, e uma noite bem-dormida aumenta as propriedades antioxidantes.

O professor Alan Eckeli, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, responsável pelo ambulatório do sono do Hospital das Clínicas da FMRP, explica que a pesquisa avaliou “a relação do estresse oxidativo com o sono. Para isso, utilizaram moscas para chegar ao resultado final e os pesquisadores observaram os reativos óxidos de oxigênio, ou seja, o estresse oxidativo. Conforme o indivíduo sentia o aumento do tempo total de sono, produziu redução do estresse oxidativo. O sono age num processo que traz equilíbrio para o estresse oxidativo.”

Segundo Eckeli, “a falta de sono se tornou epidemia e está relacionada ao mundo moderno. Com isso, nota-se a diminuição do tempo de sono, redução do alerta, da memória, comprometendo a cognição do indivíduo. Além disso, afeta o humor, gera depressão e ansiedade,” afirma.

Outra análise do professor é que “a redução do tempo de sono promove aumento da mortalidade” e dá dicas de como ter uma boa noite de sono. “É necessário ter horário regular para dormir e acordar; não usar substâncias estimulantes próximo ao horário de dormir; evitar bebidas com cafeína.” O professor lembra que a atividade física beneficia o sono, mas é indicado realizar durante o dia; deve-se evitar o tabagismo à noite, pois há aumento da capacidade de alerta; não utilizar substâncias para dormir sem indicação médica; ter quarto escuro e silencioso; evitar o uso de celular e televisão, pois gera a inibição da melatonina, que ajuda no início do sono”,  conclui.

Referência: Jornal da USP