\ Universidade de São Paulo - Sites > Jornal Eletrônico do Complexo Acadêmico de Saúde == > Destaque com imagem (Grande) > Serviço de radioterapia do Hospital das Clínicas ganha todos os prêmios em Congresso

Serviço de radioterapia do Hospital das Clínicas ganha todos os prêmios em Congresso

Pela primeira vez na história do Congresso,um Serviço ganha todos os prêmios nas categorias disputadas

Três trabalhos apresentados pela equipe do Serviço de radioterapia do Hospital das Clínicas foram vencedores do XIX Congresso da Sociedade Brasileira de Radioterapia realizado, em outubro, no Rio de Janeiro. “Pela primeira vez o serviço do HC conquista o prêmio e é a primeira vez na história do congresso que um mesmo serviço ganha todos os prêmios nas categorias”, afirma explica o médico radioterapeuta do Departamento de Radioterapia, Gustavo Viani Arruda.

O primeiro lugar foi para o tema “Radioterapia regional nodal versus esvaziamento axilar em câncer de mama inicial: meta análise de ensaios clínicos randomizados”. Segundo o doutor Gustavo Arruda, “Neste estudo fica demonstrado que a radioterapia é um tratamento factível para pacientes com linfonodo sentinela positivo, produzindo resultado similar à cirurgia, mas com menos efeitos colaterais, principalmente o linfedema”,.

Outros dois prêmios foram conquistados na categoria geral. Um dos trabalhos analisou os últimos 20 anos do sistema de remuneração da radioterapia: precisamos mudá-lo?
“Estes dados são extremamente significativos, chamando a atenção para uma mudança urgente no modelo de remuneração e da forma como o governo deveria contemplar a radioterapia no país”, explica. Este trabalho foi publicado na Bazilian Journal of Oncology.

O trabalho que ficou em segundo lugar na categoria geral foi: “Radioterapia hipofracionada com dose moderada ou convencional? Meta análise de ensaios clínicos randomizados”. Este estudo é importante pois estabelece a radioterapia hipofracionada, ou seja, com um menor número de aplicações como um esquema factível de tratamento. “Para sociedade isto se traduz em menor tempo de tratamento, com maior aderência dos pacientes ao tratamento e menor custo, uma vez que, podemos fazer um tratamento em 20 aplicações, o que com esquema tradicional normalmente é feito em 40 aplicações de radioterapia”, conclui.

Todos os estudos estão em vias de publicação em revistas internacionais respeitadas da área.
Os residentes ganharam viagem para o Congresso Americano de 2018 ASTRO, em San Antonio (EUA) com tudo pago. Além de inscrição para o Congresso Brasileiro do ano que vem.

Referência: Assessoria de Comunicação HCFMRP-USP