\ Universidade de São Paulo - Sites > Jornal Eletrônico do Complexo Acadêmico de Saúde == > Destaque com imagem (Pequeno) > Sistema Beira Leito é implantado em disciplina da Escola de Enfermagem

Sistema Beira Leito é implantado em disciplina da Escola de Enfermagem

No último dia 22 foi dado início o uso do Sistema Beira Leito para aproximar alunos do curso de Bacharelado e Licenciatura da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da USP dessa nova realidade. O Sistema, que tem o objetivo de melhorar o processo de segurança e controlar a validade e rastreabilidade dos medicamentos e já é utilizado pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HCFMRP) da USP desde 2013, agora se instala no Centro de Simulação de Práticas da Enfermagem da EERP.

Com ele os alunos vão aprender como  é possível se ter maior integração das informações que passarão pelo prontuário eletrônico do paciente, nos processos de prescrição, dispensação, preparo e administração dos medicamentos.

Inicialmente, o sistema será utilizado pelos alunos na disciplina de Cuidado Integral em Saúde III, e prevê alertar os futuros enfermeiros quanto à validade dos medicamentos, evitando assim, que o remédio vencido seja entregue ao paciente.

Segundo a professora da EERP, Simone de Godoy Costa, o sistema utiliza unidades móveis para validar em tempo real o preparo e administração dos medicamentos junto ao paciente, por meio da pulseira de identificação, que mostra informações sobre os medicamentos utilizados por aquela pessoa. Essa implantação visa, também, aumentar a segurança das ações profissionais da equipe de enfermagem para utilização dos 9 certos da administração dos medicamentos (paciente certo, medicamento certo, dose certa, via certa, horário certo, apresentação certa, ação certa, registro certo e efeito certo).

Para saber como é a atuação do Sistema Beira Leito no HCFMRP, clique aqui.

Mais informações: sig@eerp.usp.br

Referência: Portal de Informações da USP Ribeirão Preto – Por: Stella Arengheri