\ Universidade de São Paulo - Sites > Jornal Eletrônico do Complexo Acadêmico de Saúde == > Destaque com imagem (Pequeno) > Sistema desenvolvido por funcionário do HC já economizou de 7 milhões de litros de água desde a sua implantação

Sistema desenvolvido por funcionário do HC já economizou de 7 milhões de litros de água desde a sua implantação

Desde quando foi implantado, em março de 2015, o novo sistema de fornecimento de água para a Diálise foram economizados quase 7 milhões de litros. São 575 mil litros de água, por mês, de excelente qualidade, agora reaproveitada e que antes tinha um destino só: a rede de esgoto. A Natureza agradece. 

A proposta do novo sistema foi apresentada pelo oficial de serviço e manutenção Leandro Ribeiro, formado em designer de interiores e gestão da tecnologia da informação. “Comecei a pensar no projeto em 2011, quando começou a discussão para reforma e ampliação da Diálise. À época apresentei a proposta aos meus superiores que me incentivaram a fazer o trabalho e chegamos a um ótimo resultado”, conta Ribeiro. 

Para ele, o processo é simples ”Parte do volume de água que era direcionada às máquinas da diálise não era usada e mesmo assim era descartada na rede de esgoto. Comecei a observar o sistema e conclui que era possível reaproveitar e redirecionar para um reservatório. Foi feito um projeto e vários testes de qualidade realizados e posso garantir que a água é de ótima qualidade”, explica. 

“Foi um projeto com custo baixo de cerca de R$ 5,8 mil e com excelente resultado”, garante Ribeiro. O projeto também serviu para o trabalho de conclusão de curso e um artigo científico que acaba de ser publicado na revista Brasileira de Engenharia de Biossistemas. 

Referência: Assessoria de Comunicação HCFMRP-USP