Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia homenageia professor Ayrton Moreira da FMRP

O prêmio Luiz Cesar Póvoa foi entregue ao docente da FMRP durante o 33º Congresso Brasileiro de Endocrinologia e Metabologia

O professor Ayrton Custódio Moreira, do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, acaba de receber o prêmio Luiz Cesar Póvoa, da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) em reconhecimento por sua contribuição ao ensino, prática clínica, pesquisa, formação profissional e liderança na área de Endocrinologia e Metabologia. O prêmio foi entregue durante o trigésimo terceiro Congresso Brasileiro de Endocrinologia e Metabologia, realizado em Belo Horizonte, Minas Gerais, no início deste mês.

Ao comemorar, o professor diz que recebeu a homenagem, não somente como um tributo nacional da SBEM a sua longa carreira médico-acadêmica, mas também pelo que simboliza, neste momento difícil que vive o país, o reconhecimento, por parte da SBEM, da importância da ciência brasileira e  da universidade pública, da USP em particular. “Acredito também que a minha premiação simbolizou a defesa do Sistema Único de Saúde (SUS) e do atendimento médico de excelência”, finaliza.

Carreira

Professor Titular da FMRP, Ayrton Custódio Moreira graduou-se em Medicina, com mestrado e doutorado pela mesma instituição. Fez pós-doutoramentos na Divisão de Endocrinologia da Escola de Medicina Mount Sinai, em Nova Iorque, Estados Unidos, e no Departamento de Química Endocrinológica do Hospital St.Bartholomew’s em Londres, Reino Unido.

Foi diretor da FMRP, de 2001 a 2005, e presidente da Comissão de Ética da USP, de 2008 a 2009. Atua na área médica, em particular no ensino e pesquisa em Endocrinologia, com ênfase em fisiologia, fisiopatologia e clínica do eixo hipotálamo, hipófise, adrenal, atuando nos seguintes temas: síndrome de Cushing, ritmo circadiano, CRH, ACTH e cortisol salivar.

Tem quase duas centenas de artigos completos publicados; três livros e 11 capítulos, além de apresentação de 68 resumos em congressos; duas dezenas de orientações de mestrados e mais de uma dezena de doutorados.

Prêmio Luiz César Póvoa

Luiz César Póvoa (1937 – 2012) era professor Emérito da PUC, no Rio de Janeiro e Titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Ajudou a criar o Instituto Estadual de Diabetes e Endocrinologia no Rio de Janeiro e membro titular da Academia Nacional de Medicina.

Foi membro de instituições internacionais, como a American Endocrine Society e da British Society of Endocrinology, e autor da obra História da Endocrinologia Brasileira.

Em sua homenagem, a SBEM criou o prêmio em seu nome que é outorgado a endocrinologista brasileiro, titulado pela SBEM, ou a pesquisador brasileiro ou não brasileiro, em reconhecimento pela contribuição em um amplo espectro de atividades, incluindo prática clínica, pesquisa, ensino, publicação científica, formação profissional e liderança em Endocrinologia e Metabologia.

Mais informações: (16) 3315.3001

Referência: Portal de Informações da USP Ribeirão Preto – Por: Rosemeire Talamone (com informações do Curriculum lattes e da SBEM)