\ Universidade de São Paulo - Sites > Jornal Eletrônico do Complexo Acadêmico de Saúde == > Destaque com imagem (Pequeno) > Tecnologia de cinema é utilizada em cirurgia oftalmológica no HC

Tecnologia de cinema é utilizada em cirurgia oftalmológica no HC

O Hospital das Clínicas investiu R$ 400 mil na compra de equipamento para cirurgias oftalmológica que produz imagens em 3D semelhantes às do cinema. Captada por uma câmera, a imagem é transmitida para um monitor de 55 polegadas que permite ao cirurgião, com uso de óculos 3D, ver detalhes do olho que está sendo operado.

De acordo com o professor e doutor da FMRP, Rodrigo Jorge, o aparelho apresenta quatro vantagens sobre a cirurgia com microscópio convencional:
1 – nitidez da imagem; 2 – um maior número de alunos pode acompanhar e com isso aprender a técnica cirúrgica; 3 – maior profundidade de foco, o que permite mais segurança nas manobras intraoculares; e 4 – menos luz para realizar a cirurgia, com isso reduz a toxicidade da luz para retina.

“Todas essas vantagens permitem uma cirurgia mais precisa e segura para o paciente quando utilizamos o sistema tridimensional. Todo esse sistema está disponível aos pacientes do Hospital das Clínicas”, avalia o professor Rodrigo Jorge. “O aparelho muda o status de cirurgias oftalmológicas no HC”, completa.

Cerca de 80 cirurgias são realizadas por mês. “De cada 100 cirurgias de retina, 95 delas já são com o novo aparelho. Vamos chegar a 100, em poucos dias”, garante. Além dessa, o Ngenuity 3D Visualization System pode realizar operações de descolamento de retina, hemorragia no vítreo, doenças de mácula, cataratas e glaucoma.

Veja a entrevista com o professor e doutor da FMRP Rodrigo Jorge
https://www.facebook.com/ hcrpoficial/videos/ 2868533979904937/