Terapia Ocupacional e Cuidados Paliativos é tema de livro

No dia 13 de setembro a professora Marysia Mara Rodrigues do Prado De Carlo, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, e a terapeuta ocupacional, Aide Mitie Kudo, lançaram a obra Terapia Ocupacional em Contextos Hospitalares e Cuidados Paliativos, Ed. Payá, 448 páginas.   

Com 15 capítulos, o livro tem como objetivo fundamental compartilhar experiências assistenciais e trabalhos científicos que têm sido produzidos sobre a especialidade profissional de Terapia Ocupacional em Contextos Hospitalares e suas áreas de atuação, particularmente em Cuidados Paliativos. Traz uma grande contribuição para a consolidação das práticas baseadas em evidências na área da saúde e consequente melhoria da qualidade da assistência prestada aos clientes, seus familiares e cuidadores. Escrito por profissionais brasileiros e internacionais que atuam nos mais diversos contextos, serviços e programas hospitalares e junto a diferentes populações, distribuídos em 15 capítulos, com 27 diferentes abordagens sobre temas fundamentais para os profissionais das áreas que tenham interesse por Contextos Hospitalares e Cuidados Paliativos. 

A obra foi lançada no décimo quinto Congresso Brasileiro de Terapia Ocupacional, em Porto Alegre no Rio Grande do Sul, que aconteceu entre os dias 11 e 15 de setembro e pode ser  adquirida no site da Editora.

Organizadoras

A Profª Marysia é graduada em Terapia Ocupacional pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Mestre e doutora pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Fez dois programas de pós-doutorado pela Faculdade de Medicina e pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (USP). Docente da USP desde 1990, inicialmente no Curso de Terapia Ocupacional da FMUSP e, hoje, no Curso de Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP-USP), tendo sido coordenadora de ambos os cursos e representante de diversos órgãos colegiados, como Conselhos de Departamento, Comitê de Ética e Congregação. Orientadora do programa de pós-graduação de Enfermagem em Saúde Pública da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da USP (EERP-USP). Autora de diversos artigos e capítulos de livros, é também autora e co-organizadora de outros 4 livros de Terapia Ocupacional, que estão relacionados abaixo. Durante 5 anos foi docente coordenadora do Grupo de Cuidados Paliativos do Hospital das Clínicas da FMRP-USP. Atualmente é supervisora titular do Programa de Aprimoramento Profissional e pela área de atuação em “Terapia Ocupacional Hospitalar” do HCFMRP-USP, líder do grupo de pesquisa “Laboratório de Investigação sobre a Atividade Humana – LIATH” (cadastrado na plataforma de grupos do CNPq desde 2001) e membro da Câmara Temática Interdisciplinar de Cuidados Paliativos do CREMESP. É fundadora e presidente da “Associação Científica de Terapia Ocupacional em Contextos Hospitalares e Cuidados Paliativos – ATOHosP” (3 gestões: 2012 a 2019).

Aide é supervisora de Serviço Hospitalar e coordenadora do Serviço de Terapia Ocupacional do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da FM. É formada em Terapia Ocupacional pela Faculdade de Medicina com pós-graduação Lato sensu em Administração em Serviço de Saúde/Administração Hospitalar pela Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP.

Outras obras:

“Se essa casa fosse nossa… Instituições e processos de imaginação em Educação Especial” – DE CARLO, M.R.P., SP, Plexus Editora (Grupo Summus), 1999, 154p.

Uma análise sensível de aspectos das condições da vida adversas e perversas de pessoas com deficiência mental institucionalizadas. Dando voz aos sujeitos, que no cotidiano são submetidos a diversas formas autoritárias de silenciamento, a autora revela suas histórias, com falas tragicamente belas. Embora docente e pesquisadora da área de Terapia Ocupacional, a autora escreve sem restrição à sua especialidade, interessando leitores de todas as áreas.

“Terapia Ocupacional no Brasil – Fundamentos e Perspectivas” – DE CARLO, M.R.P., BARTALOTTI, C.C. (org.) SP, Plexus Editora (Grupo Summus), 2001, 181p, 4ª reedição.

Este livro apresenta um panorama dos diferentes pressupostos e correlações teórico-práticas a partir das mais consolidadas tendências contemporâneas. É composto por textos que representam diferentes enfoques teórico-metodológicos, correlacionados à prática profissional com diversas clientelas. As autoras escrevem sobre o que mais têm pesquisado, sob diversos enfoques, resultando em um conjunto abrangente e expressivo das diferentes maneiras de ‘se fazer’ Terapia Ocupacional. Foi idealizado e preparado com o objetivo fundamental de oferecer material bibliográfico para alunos de cursos de formação em Terapia Ocupacional e para profissionais que queiram se atualizar sobre a mais recente produção científica nacional no campo. Foi uma iniciativa inovadora, pois, naquela época, não existiam publicações como esta no Brasil.

“Terapia Ocupacional – Reabilitação Física e Contextos Hospitalares” – DE CARLO, M.R.P., LUZO, M.C.M. (org.), SP, Ed. Roca, 2004.

Esse 3º livro aborda novas perspectivas de atuação da Terapia Ocupacional no campo da Reabilitação física e em contextos hospitalares. É uma obra desenhada por profissionais com reconhecimento profissional no âmbito clínico e acadêmico, que há muito vêm contribuindo para a compreensão dos fundamentos teórico-metodológicos e das múltiplas possibilidades de programas terapêutico-ocupacionais em reabilitação física e em contextos hospitalares. Em páginas que nasceram do desejo de partilhar e de contribuir para uma discussão crítica da prática terapêutico-ocupacional, reafirma-se a importância da convivência e articulação entre diversos saberes, para que a Terapia Ocupacional se consolide, cada vez mais, como profissão complexa, importante e necessária no campo da saúde e das práticas sociais.

“Dor e Cuidados Paliativos – Terapia Ocupacional e Interdisciplinaridade” – DE CARLO, M.M.R.P., QUEIROZ, M.E.G. (org.) SP, Ed. Roca, 2008.

Esta é uma obra que discute a atenção interdisciplinar no manejo e alívio da dor e em cuidados paliativos, destacando o papel do terapeuta ocupacional e sua participação em equipes multiprofissionais. O texto analisa temas fundamentais nas áreas de dor e cuidados paliativos como saúde mental, classificação, fisiopatologia e epidemiologia da dor, relações nas equipes multiprofissionais, avaliação e qualidade de vida; aborda o tratamento de pessoas com dor e cuidados paliativos em diferentes cenários: clínicas de dor, hospitais gerais e especializados e atenção domiciliária e discorre, ainda, sobre temas teórico-práticos desenvolvidos por terapeutas ocupacionais experientes, como fundamentos teórico-metodológicos, assistência, ensino e pesquisa. Trata-se de uma obra pioneira no país que pretende despertar o interesse e impulsionar práticas inovadoras em dor e cuidados paliativos.

Referência: Portal de Informações USP Ribeirão Preto – Por: Giovanna Grepi