Núcleo Hospitalar de Epidemiologia do HCFMRP recebe prêmio em conferência internacional

O trabalho “Violência: relevância na morbi-mortalidade dos atendimentos em um serviço de urgência hospitalar” desenvolvido pela equipe do Núcleo Hospitalar de Epidemiologia do HCRP -USP recebeu o prêmio de primeiro lugar, na categoria apresentação oral na “II Conferência Internacional em Epidemiologia – EPI CVE 2012 – Vigilância Epidemiológica: das ações à pesquisa buscando evidências”. O evento foi realizado em São Paulo no período de12 a14 de novembro de 2012.
O trabalho que foi apresentado pela Dra. Jorgete Maria e Silva retrata o perfil epidemiológico das vítimas de violência atendidas na instituição. Foi apresentado um panorama de todos os atendimentos realizados baseado nas notificações das ocorrências, segundo sexo, faixa etária, tipo de violência, parte do corpo atingida, local de ocorrência, mecanismo de violência e letalidade.
A apresentação ainda abordou, com profundidade, as características das violências sexual e auto-dirigida. O estudo apontou a precocidade com que os eventos têm ocorrido (faixa etária), a vulnerabilidade das vítimas, o circulo vicioso gerado pela violência, além de destacar o aumento crescente do agravo na sociedade atual e seu impacto em um serviço de urgência hospitalar.
O estudo foi desenvolvido pela médica Jorgete Maria e Silva, pelas enfermeiras Mariana Torreglosa Ruiz, Ivany Facincani, Andréa Cássia Escarso e pela técnica de enfermagem Maria Carolina Marques Souto, todos profissionais ligados ao Núcleo Hospitalar de Epidemiologia do HCFMRP-USP.