\ Universidade de São Paulo - Sites > Jornal Eletrônico do Complexo Acadêmico de Saúde == > Destaque com imagem (Pequeno) > Transtorno de ansiedade e depressão são doenças extremas da mente

Transtorno de ansiedade e depressão são doenças extremas da mente

Mesmo similares, doenças apresentam problemas distintos: depressão, perda do prazer; ansiedade, irritabilidade constante

Em um especial de dois programas, o Saúde sem Complicações desta terça-feira, 20 de novembro, apresentou os temas ansiedade e depressão, com o convidado, o médico Vinicius Guandalini Guapo. Doutor em Saúde Mental pela USP de Ribeirão Preto, Guapo trabalha com o serviço de urgências psiquiátricas no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HCFMRP) da USP. O médico é especialista nas diferenças entre os sexos no processamento de emoções, efeito dos hormônios sexuais no humor e saúde mental da mulher.

A mente humana, diz, é um subproduto da função do cérebro em relação a um outro sistema do corpo. Quando fala em depressão ou em ansiedade, Guapo afirma que fala do adoecimento deste subproduto que representa um transtorno mental. “O transtorno depressivo e o transtorno de ansiedade são sim tidos como doenças da mente.”

Guapo conta que, mesmo sendo similares, “quando se fala em depressão, deve lembrar-se que está falando de uma patologia que é resumida como doença da tristeza”. Enquanto isso, a ansiedade pode ser algo normal, mas que quando patológico, “estamos falando de um transtorno generalizado de ansiedade.”

A depressão “tem dois principais sintomas, a tristeza exagerada recorrente e a anedonia, que é a perda da capacidade parcial ou completa de sentir prazer. Já na ansiedade, o sintoma nuclear é exatamente a própria ansiedade excessiva e fora de controle que geralmente se manifesta por preocupações exageradas, irritabilidade e angústia.”

Saúde Sem Complicações é produzido e apresentado pela locutora Mel Vieira com trabalhos técnicos de Mariovaldo Avelino e Luiz Fontana. Direção: Rosemeire Talamone.

Referência: Portal de Informações da USP Ribeirão Preto – Por: Thainan Honorato