\ Universidade de São Paulo - Sites > Jornal Eletrônico do Complexo Acadêmico de Saúde == > Destaque sem imagem > USP de Ribeirão Preto terá Workshop de Pressão Intracraniana

USP de Ribeirão Preto terá Workshop de Pressão Intracraniana

Instituto de Estudos Avançados da USP Polo Ribeirão Preto e Polo São Carlos irão realizar, nos dias12 e 13 de novembro, o 2º Workshop de Pressão Intracraniana Minimamente Invasiva (PICMI)como parte integrante das atividades do Projeto da Organização Pan-Americana de Saúde – OPAS e Fundação Hemocentro de Ribeirão Preto.
O Workshop será das 9h00 até às 17h00 e será realizado no Auditório do Centro de Informática da USP de Ribeirão Preto (CIRP/USP), Avenida Bandeirantes 3900, Rua Pedreira de Freitas, Bloco B.
A inovação tecnológica em saúde, mais especificamente a que se refere à mensuração em tempo real da pressão intracraniana, é uma demanda mundial ainda vigente para o diagnóstico de várias patologias e tratamento de doenças relacionadas. Atualmente todos os métodos comerciais existentes para medição da pressão intracraniana são invasivos, existindo uma ampla demanda por sistemas minimamente invasivos e não invasivos.
Neste contexto, o professor Sérgio Mascarenhas, criador do método minimamente invasivo e idealizador do workshop PICMI, explica que os novos métodos de monitoração da pressão intracraniana são inovações de importância social e científica para a sociedade a nível global. Desse modo, o 2º PICMI visa reunir lideranças científicas e acadêmicas, inclusive internacionais como o prof. Marek Czosnyka da Universidade de Cambridge, para debater e explorar o tema.
O evento é gratuito e também terá transmissão online, as inscrições podem ser realizadas pelo linkhttp://www.iearp.blogspot.com.br/2012/10/picmi.html, por email iearp@usp.br ou telefone (16) 3602-0368.
O programa completo do evento e mais informações estão disponíveis no site www.iea.rp.usp.br