\ Universidade de São Paulo - Sites > Jornal Eletrônico do Complexo Acadêmico de Saúde == > USP na Mídia > USP e ONU criam cursos para combater estigma envolvendo HIV/Aids Voltado a profissionais e estudantes de comunicação e saúde, cursos discutem como “falam, noticiam e tratam o HIV”

Objetivo do USP Diversidade é desenvolver ações que estimulem a igualdade, a solidariedade, a promoção e o respeito aos direitos humanos – Imagem: Divulgação/PRCEU

Programa USP Diversidade, da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU), em parceria com o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (Unaids), promoveu dois cursos de difusão em São Paulo e Ribeirão Preto.

As oficinas, presenciais e gratuitas, tiveram quatro horas de duração. O público-alvo foram estudantes (graduação e pós) e profissionais das áreas de comunicação social, gestão e saúde. Não é necessário ter vínculo com a USP.

Nos dias 25 e 26 de outubro, os encontros aconteceram na Escola de Comunicações e Artes (ECA) com o temaComunicação e Zero Discriminação em HIV/Aids. foram 50 vagas em cada oficina, visando a “promover um debate e uma atualização em torno de novas terminologias, do papel da mídia e dos profissionais de comunicação na resposta à epidemia de HIV”.

Já nos dias 8 e 9 de novembro, a Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) recebeu os cursos sobre o tema HIV e Zero Discriminação nos Serviços de Saúde. foram três turmas, com 60 vagas cada, em programação voltada a profissionais dos cursos de gestão e saúde, como medicina, enfermagem, nutrição, psicologia, odontologia, educação física e controladoria.

Os conteúdos foram ministrados pela coordenadora do Programa USP Diversidade, professora Ana Paula Morais Fernandes, e pela diretora do Unaids no Brasil, Georgiana Braga-Orillard, além de técnicos da agência. foram apresentados, em cada curso, dados recentes sobre a cobertura da imprensa a respeito do HIV no Brasil e o impacto do estigma e discriminação na prevenção, testagem e tratamento nos serviços de saúde.

A meta da Organização das Nações Unidas (ONU) é acabar com a epidemia da Aids até 2030 como parte dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Ana Paula reforça que, nesse sentido, as iniciativas na USP “visam alcançar o maior número possível de estudantes e profissionais de mídia, gestão e saúde”.

Mais informações: (11) 3091-9185 | diversidade@usp.br