\ Universidade de São Paulo - Sites > Jornal Eletrônico do Complexo Acadêmico de Saúde == > USP na Mídia > USP Ribeirão ofereceu 15 oficinas voltadas ao meio ambiente em 2016

USP Ribeirão ofereceu 15 oficinas voltadas ao meio ambiente em 2016

Compostagem de Resíduos Orgânicos, Produção Orgânica em Caixotes, Arte Com Sucatas, Reciclagem Artesanal De Papel, Sabão Caseiro com Óleo Usado e Aproveitamento Integral Dos Alimentos são algumas das oficinas de iniciação que foram promovidas gratuitamente pelo programa USP Recicla da Superintendência de Gestão Ambiental de Ribeirão Preto (SGA-RP). Na foto participantes da oficina de Horta Orgânica em Mandala.

 As oficinas contaram com atividades práticas e auxiliaram os participantes à levarem os ensinamentos para casa e espaços de trabalho. Como é o caso de Ana Luíza Camillo Cardoso, aluna do curso Nutrição e Metabolismo da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, que começou o plantio em casa depois de participar da oficina de Produção Orgânica em Caixotes. “Acho importante oficinas com temas como esse, principalmente com o alto consumo de produtos industrializados, processados e, no caso das hortaliças, há também um alto teor de agrotóxicos”, afirma.

Para Daniela Sudan, educadora da SGA-RP, é importante levar ações sustentáveis para o cotidiano. “Não adianta aprender sobre reciclagem de papeis e desperdiçar esses materiais no ambiente de trabalho ou na sala de aula. Para ir mais além, é necessário avaliar se é necessário imprimir ou no máximo, imprimir frente-verso”. Por isso, as oficinas contam com uma programação que apresenta o USP Recicla e a SGA, o papel da Universidade na problemática dos resíduos sólidos e o incentivo da prática dos 3 Rs (reduzir, reutilizar e reciclar).

Todos puderam participar, como Fernanda Diniz Aleixo que se inscreveu em Iniciação à Compostagem. “Só veio me enriquecer, já que estou querendo me mudar para um sítio”, conta. Ela ainda quer participar de outros eventos e indica para os amigos.

Neste ano, foram realizadas 15 oficinas com o objetivo de tratar esses temas e “interagir com os participantes, sempre de forma aberta ao diálogo e trazendo novas ideias”, diz a educadora. O projeto de educação ambiental e gestão compartilhada de resíduos sólidos teve início em 1997. É coordenado por Daniela e tem apoio da equipe interdisciplinar de bolsistas e estagiários que atuam na SGA-RP.

A Oficina de Horta Orgânica surgiu em 2012, com a criação da SGA, e resultou também em uma horta em mandala que fica na sede da SGA, no campus local. (foto). O programa USP Recicla já organizou oficinas com especialistas convidados, como a de Marchetaria, Aproveitamento Integral dos Alimentos, Reciclagem Artesanal e Artística de Papel e Customização de Roupas.

E as parcerias não param de crescer, acontecem desde o início do projeto, e envolvem professores das Unidades da USP local. A oficina de Aproveitamento Integral dos Alimentos, por exemplo, é oferecida em parceria com a FMRP. Já o projeto de Moradias Sustentáveis, foi coordenada pelo professor Evandro Watanabe, da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP) da USP. O projeto ofereceu ações de monitoramento da coleta seletiva nas moradias do campus local e também oficinas de Aproveitamento Máximo dos Alimentos, Confecção de Sabão e Iniciação à Horta Orgânica em caixote (clique aqui e leia mais sobre o assunto).

Com o Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores (LAIFE) da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP a parceria resultou recentemente em várias oficinas oferecidas no centro acadêmico da Biologia.

Mais informações: recicla.rp@usp.br ou (16) 3315 – 3584

Referência: Portal de Informações da USP / Ribeirão Preto – Por Giovanna Grepi – Foto: Arquivo SGA-RP