\ Universidade de São Paulo - Sites > Jornal Eletrônico do Complexo Acadêmico de Saúde == > USP na Mídia > USP sobe 3 posições em ranking é a 118ª melhor universidade do mundo; Unicamp sai do top 200 QS World University Rankings avalia 4.500 universidades. Reputação acadêmica explica ascensão da USP.

USP sobe 3 posições em ranking é a 118ª melhor universidade do mundo; Unicamp sai do top 200 QS World University Rankings avalia 4.500 universidades. Reputação acadêmica explica ascensão da USP.

Universidade de São Paulo (USP) subiu de 121º para 118º lugar no QS World University Rankings, lista anual com as 4.500 melhores instituições de ensino superior do mundo, organizada por analistas globais. Foi a melhor posição já ocupada pela USP desde que a pesquisa foi criada, há 15 anos.

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), por outro lado, saiu do top 200. O ranking completo, divulgado nesta quarta-feira (6), pode ser consultado no site www.TopUniversities.com.

Melhores universidades brasileiras, segundo o QS World University Rankings

No Brasil No mundo  
1 118 Universidade de São Paulo (USP)
2 204 Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
3 361 Universidade Federal do Rio de Janeiro
4 464 Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)
5 491 Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp)
6 531-540 Pontificia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
7 601-650 Pontificia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC – Rio
8 601-650 Universidade Federal de Minas Gerais
9 601-650 Universidade Federal do Rio Grande Do Sul
10 701-750 Universidade Federal de São Carlos
Fonte: QS World University Rankings 2019

De acordo com o estudo, o que explica a ascensão da USP é a pontuação alta nos critérios “reputação acadêmica” e “reputação entre empregadores” – as duas categorias representam 50% da nota geral das universidades. Os demais aspectos avaliados são: citações em pesquisa acadêmicas, produtividade, parcerias com demais universidades e número de especialistas.

Apesar do recorde registrado pela universidade paulista, ela caiu de segunda para terceira melhor instituição da América Latina. Isso porque a Universidade Nacional Autônoma do México subiu da 122ª para a 113ª posição. Em primeiro lugar no continente, permanece a Universidade de Buenos Aires, na Argentina – que ocupa o 73º patamar quando comparada com todas as universidades do mundo. 

Brasil como líder de pesquisa no continente 

As faculdades brasileiras registraram uma média de 29 citações por pesquisador – o melhor índice da América Latina. Isso significa que estudos, em qualquer lugar do mundo, costumam fazer referência aos cientistas brasileiros com maior frequência do que aos de outras nacionalidades.

O segundo lugar em citações é ocupado pelo Chile, com média de 23 menções por pesquisador. 

Melhores do mundo 

Das 10 universidades mais bem colocadas, 5 são dos Estados Unidos. O Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) ocupa o primeiro posto pelo sétimo ano consecutivo.

O país que também se destaca é Singapura. Novamente, abriga as duas melhores universidades da Ásia: Universidade Tecnológica de Nanyang e Universidade de Tsinghua. 

  1. Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) – Estados Unidos
  2. Universidade de Stanford – Estados Unidos
  3. Universidade de Harvard – Estados Unidos
  4. Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech) – Estados Unidos
  5. Universidade de Oxford – Reino Unido
  6. Universidade de Cambridge – Reino Unido
  7. Instituto Federal Suíço de Tecnologia (ETH Zurich) – Suíça
  8. Imperial College London – Reino Unido
  9. Universidade de Chicago – Estados Unidos
  10. University College London (UCL ) – Reino Unido

Referência: G1