Vacina inédita para gripe é produzida no Brasil

Testes em humanos já começaram no Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto que recruta voluntários para frear crescimento de “nova gripe”

Em 2013, um tipo diferente de vírus da gripe contaminou cerca de 1800 pessoas na China e matou 40% dos infectados. Após estudos, especialistas constataram que se tratava de um novo vírus que contaminava aves e depois era transmitido aos seres humanos.

A nova gripe recebeu o nome de influenza H7N9 e, até o momento, não é transmitida de humano para humano. Porém, temendo uma epidemia – como a peste negra, doença que matou um terço da população europeia na idade média, pesquisadores da USP em Ribeirão Preto estão trabalhando em parceria com o Instituto Butantan e a Organização Mundial da Saúde (OMS) no desenvolvimento de uma vacina contra a doença.

Eduardo Barbosa Coelho, professor da Faculdade de Medicina da USP em Ribeirão Preto e um dos responsáveis pelo estudo, conta que essa será a primeira vacina para o combate da doença no mundo e que o Brasil é o local ideal para o estudo, já que o país ainda não identificou nenhum caso da contaminação pelo vírus.

A nova vacina já passou por todas as etapas prévias de segurança e já se encontra em fase de testes em humanos. Agora, os pesquisadores buscam voluntários para os testes. Quem se interessar em ajudar, precisa estar em perfeita saúde e estar entre 18 e 59 anos de idade. Basta entrar em contato com o Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto pelo telefone (16) 3602-2632 ou pelo celular (16) 99777-8206.

Referência: Portal de Informações da USP Ribeirão Preto – Por: Vitor Neves