\ Universidade de São Paulo - Sites > Jornal Eletrônico do Complexo Acadêmico de Saúde == > Destaque sem imagem > Valorizando a mulher, fortalecendo a ciência e o cuidar da região.

Valorizando a mulher, fortalecendo a ciência e o cuidar da região.

E assim aconteceu a VIII Jornada de Assistência Materno-Infantil e Cirurgia Ginecológica do CRSMRP – MATER (a nossa “Jornada da Mater”).

Realizada em setembro, homenageou pessoas cuja dedicação diária faz a diferença na instituição e na valorização e promoção da saúde das mulheres brasileiras. Reconhecemos que todo e qualquer trabalho, seja de menor ou maior complexidade, não se realiza por esforço, empenho e trabalho de apenas uma ou de um grupo de pessoas, mas da união de dezenas delas com diferentes e diversos olhares.

A VIII Jornada foi um dia de imersão em discussões baseadas em evidências sobre assistência à saúde da mulher, com foco em humanização, competência e respeito!!

Podemos dizer, que a VIII Jornada foi grandiosa, enriquecedora aos profissionais da área e, principalmente, aos profissionais multidisciplinares que se encontram engajados no desenvolvimento da assistência humanizada, competente e de qualidade. Ao todo foram ofertadas palestras e oficinas práticas. Foram diversos temas abordados por profissionais renomados: direitos reprodutivos, atualização em partograma, dilemas éticos em Ginecologia e Obstetrícia, boas práticas na assistência ao parto, responsabilidades no atendimento multiprofissional.

As oficinas práticas fortaleceram a promoção das seguintes ações:
– Humanização: olhar para quem cuida: utilizando-se de técnicas de relaxamento e empatia, trouxe a reflexão para o cuidado com a equipe de saúde e necessidade de autocuidados;
– Inovações em tecnologias leves na assistência ao parto: abordou mecânica da pelve, exercícios de auxílio na progressão de trabalho de parto, técnica de versão cefálica externa, utilização do rebozo antes e durante o parto, posicionamentos no período expulsivo;
– Correção de lacerações obstétricas de 3º e 4º Graus (OASIS): demonstrou as técnicas de diagnóstico e de correção de laceração perineais graves.

Tudo isso só foi possível pela participação e dedicação de muitas pessoas: comissão organizadora, palestrantes, equipe de apoio, instituições de apoio, patrocinadores. E claro, o sucesso nasceu da confiança dos participantes que prestigiaram o evento! Foram 256 participantes que acreditaram e com suas presenças abrilhantaram cada um dos espaços de aprendizado. Profissionais de várias regiões do país, inclusive representantes do Pará. Estamos além das fronteiras, tivemos representação de profissional do Equador. A maioria avaliou o evento “Excelente” em todos os aspectos.

Na certeza de que o Centro de Referência da Saúde da Mulher de Ribeirão Preto- MATER colaborou e trabalha para o crescimento pessoal e profissional de todos os participantes, desde já, convidamos a todos para a próxima jornada, rumo a 2020. Até lá!