Ambulância equipada com tomógrafo recupera doentes com AVC agudo
Unidade móvel e sucesso do estudo realizado com a tecnologia em Berlim, Alemanha, são destaques de evento nos EUA.
Nesta edição da coluna Minuto do Cérebro, o professor Octávio Pontes Neto conta as novidades em tratamentos do acidente vascular cerebral (AVC) apresentadas durante a International Stroke Conference, realizada em Los Angeles, Estados Unidos, entre 18 e 21 de fevereiro.
O destaque, garante o professor, foi o estudo realizado em Berlim, Alemanha, com uma unidade móvel equipada com tomógrafo para o atendimento de casos agudos de AVC. Pontes Neto informa que os resultados surpreenderam, mostrando que o atendimento mais rápido realizado nessas ambulâncias ofereceu “maior taxa de utilização de terapia trombolítica” e proporcionou recuperação com menor quantidade de sequelas.
Mas o sucesso dos alemães não deve ser transferido assim tão rapidamente para o Brasil. O professor explica que o custo do investimento nessa tecnologia é muito alto, algo em torno de 700 mil euros cada ambulância. E, ainda, que necessita ser testado no Brasil para “ver se os resultados são efetivos” e válidos para a realidade brasileira.
Ouça no link abaixo a íntegra da coluna Minuto do Cérebro.
Referência: Jornal da USP