\ Univ… > Jorn… == > Dest… > AME/…

AME/HEAB recebe recursos provenientes do Programa de Eficiência Energética da CPFL

Em 2018 a equipe do setor de Meio Ambiente do HEAB submeteu um projeto de eficiência energética para participação na Chamada Pública do Programa da CPFL ENERGIA, que busca incentivar o desenvolvimento de medidas que promovam a eficiência energética e o combate ao desperdício de energia elétrica.

Aprovado na íntegra, o projeto objetivou essencialmente a busca pela eficiência dos sistemas de iluminação, sistema motriz e fotovoltaico, com ampliação de tecnologia e equipamentos de alta eficiência, traduzindo em modernização dos sistemas, ganho de manutenção e, por fim, economia de energia.

Com orçamento aprovado de R$ 1.356.780,07, o planejamento seguiu o seguinte escopo:

  • Substituição dos sistemas motrizes atuais por motores de alto rendimento, totalizando 73 motores;
  • Substituição do sistema de iluminação atual por lâmpadas de LED, compreendendo 3.175 lâmpadas;
  • Implantação de módulos fotovoltaicos

De acordo com os cálculos realizados, haverá uma redução de demanda de ponta de 28% segundo Wilson Nery, engenheiro responsável pelo setor, que informa que os serviços estão em fase final de execução.

Considerando o êxito alcançado, em 2019 já foi encaminhado e aprovado novo projeto visando aumentar a capacidade da usina fotovoltaica, com a expectativa de atingir 60% de economia da conta de energia elétrica.

Referência: Mário Sérgio Bezerra de Menezes – Diretor Administrativo HEAB e AME Américo Brasiliense.