\ Univ… > Jorn… == > Dest… > Aber…

Abertas as candidaturas à 11ª Edição do Programa Managing Global Governance – MGG

Até o dia 03 de dezembro , estão abertas as candidaturas à 11ª Edição do Programa Managing Global Governance – MGG, oferecido pelo GIZ – Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (Agência Alemã para Cooperação Internacional) do governo da Alemanha e pelo DIE – Deutsches Institut für Entwicklungspolitik (Instituto Alemão para o Desenvolvimento).
O objetivo deste programa é fortalecer as capacidades de jovens profissionais para moldar processos de globalização e a intensificação do diálogo sobre abordagens para a concepção de um conjunto mais eficiente para a governança global.
O programa de bolsas é dirigido aos jovens docentes ativos da USP, com até 40 anos de idade, que atuam em políticas internacionais, relações internacionais ou cooperação internacional, em áreas como comércio, finanças, meio ambiente, segurança e desenvolvimento. É imprescindível a fluência no inglês, desejável conhecimento do alemão avançado e habilidades em informática.
O candidato pode adquirir conhecimento de alemão básico, em um curso preparatório na Alemanha, financiado pela pelo GIZ.
O programa é formatado em três etapas:
. Etapa preparatória (no país de origem, com duração de 2 meses)
. Etapa capacitação (na Alemanha, com duração de 6 meses) – esta etapa inclui um período de formação e outro período de estágio em uma Organização Internacional ou da Comunidade Européia.
. Etapa de seguimento (no país de origem, com duração de 6 meses)
Período do programa na Alemanha: entre junho/julho a dezembro de 2013
O programa será financiado pelo governo alemão, exceto as passagens aéreas (ida e volta). As passagens deverão ser custeadas pela unidade de ensino , que também deverá autorizar a participação do docente interessado.
Espera-se como resultado da capacitação que o participante desenvolva uma proficiência analítica, bem como uma capacidade para elaborar e moldar políticas ou projetos em sua área de atuação específica. Após concluído o programa de capacitação, o participante haverá também ingressado em uma rede internacional que reúne especialistas e executivos de instituições proeminentes de diversos países, dentre os quais México, África do Sul, Índia e China.
A Universidade de São Paulo indicará os docentes que atendam aos requisitos do Programa para participar da seleção, feita pela sede da GIZ na Alemanha. Assim, os interessados devem apresentar à Vice-Reitoria Executiva de Relações Internacionais da USP os formulários preenchidos, bem como o projeto solicitado até o dia de 03 dezembro de 2012 . Enviar os documentos por email para selecao-ccint@usp.br e também em envelope para o endereço abaixo:
Vice-Reitoria Executiva de Relações Internacionais da USP
Relações Internacionais e Comunicações
Programa Managing Global Governance 2013
Rua do Anfiteatro, 197
Cidade Universitária
Informações detalhadas sobre o programa e o processo de candidatura e seleção estão descritos no arquivo “MGG Overall Curriculum 2013”. Segue também o formulário de inscrição e o calendário do programa.
O edital também foi publicado no nosso site http://www.usp.br/internationaloffice/index.php/editais/chamada-para-o-programa-managing-global-governance-2013-alemanha/