\ Univ… > Jorn… == > Dest… > Facu…

Faculdade de Medicina inaugura a segunda etapa do Laboratório de Simulação – LabSim

O Laboratório de Simulação da FMRP, nesta segunda etapa, ganhou novos simuladores de alta fidelidade e parceria com o Laboratório de Técnicas Cirúrgicas do Hospital das Clínicas da FMRP. Nos próximos meses, deve ter endereço na rede mundial de computadores e um vídeo institucional, assim como investimentos em capacitação de recursos humanos e em intercâmbio internacional. Os recursos para aquisição de novos equipamentos foram disponibilizados pelos departamentos da FMRP e pela Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Assistência (FAEPA).

O LabSim, inaugurado em abril de 2015, é uma técnica de ensino de metodologia ativa que permite treinamento de habilidades com manequins computadorizados semelhantes aos humanos. Com os manequins, os alunos têm a oportunidade de simular atendimentos próximos aos reais e vivenciam experiências de atendimento em ambiente controlado, que os prepara para o exercício profissional responsável, sem colocar em risco a vida e a saúde de pacientes reais.

Segundo os responsáveis, o LabSim está estruturado de forma flexível, assim pode ser adaptado para o treinamento de diversos cenários nos cursos da FMRP.

O LabSim fica no Laboratório Multidisciplinar da FMRP e conta com dez salas, sendo duas de alta fidelidade. O LabSim recebeu recursos do Programa PRO-INOVALAB da USP para aquisição de equipamentos, que foram complementados pela diretoria da FMRP, que também foi responsável pela reforma da estrutura física.

 Por: Rosemeire Soares Talamone – Fotos: Documentação Científica da FMRP-USP