\ Univ… > Jorn… == > Dest… > Gove…

Governo de SP libera contratação de novos profissionais para o HC de Ribeirão Preto

Superintendente afirma que “estratégia cuidadosa, responsável e sem alarmismos foi absolutamente correta”

O Governo do Estado de São Paulo liberou nesta sexta-feira (21) a contratação de novos profissionais para reforçar e equacionar o quadro do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto. A medida visa garantir e melhorar a assistência prestada pelo hospital à população usuária do SUS.
A reposição de cerca de 350 vagas deverá ser iniciada em março, com aproveitamento de remanescentes de concursos públicos e, se necessário, abertura de novos concursos até que se conclua o preenchimento das vagas.
Em 2019, o Governo também autorizou 242 vagas para contratação de diversos profissionais, inclusive remanescentes de concursos públicos. Porém, em virtude de desligamentos e da necessidade de reforço das equipes, novas tratativas foram realizadas, resultando na autorização para as vagas citadas.
“Estamos permanentemente atentos às necessidades das nossas unidades e é importante salientar que nenhum leito será fechado, nem haverá interrupções de serviços. Desde o ano passado, temos dialogado com o HC de Ribeirão, que seguirá realizando atendimento de qualidade e contando com apoio do Governo do Estado para garantir assistência à população”, afirma o Secretário de Estado da Saúde, José Henrique Germann.
O superintendente do HC, professor Benedito Carlos Maciel afirmou: “como amplamente divulgado pela Administração, o HCFMRP realizou estudos técnicos detalhados e apresentou justificativas consistentes em discussões abrangentes com a Secretaria de Estado da Saúde e com outros órgãos governamentais, no sentido de embasar suas necessidades de reposição de pessoal. Decidiu-se, ao longo desse processo, não emitir nenhuma divulgação oficial à imprensa por entender que as tratativas estavam bem encaminhadas e não seria prudente criar um clima de tensão e desconforto junto à população, tal como ocorreu à revelia. A liberação de contratação de novos profissionais agora anunciada pelo Governo do Estado demonstra que essa estratégia cuidadosa, responsável e sem alarmismos foi absolutamente correta, ao mesmo tempo em que foi respeitosa com a hierarquia que deve prevalecer nos processos decisórios da Administração Pública” .
O HC de Ribeirão é referência em assistência de alta complexidade no interior do Estado, além de atuar como hospital universitário, sendo centro formador de profissionais de Saúde. Atua com profissionais e tecnologias de ponta, como referência para mais de 3,5 milhões de habitantes do interior do Estado. Conta com mais de 6 mil colaboradores. Anualmente, realiza cerca de 1,5 milhão de consultas médicas e não médicas, além de 11 mil procedimentos cirúrgicos, entre outros atendimentos.