HC compra equipamento que identifica bactérias em dois minutos
Com a identificação é possível prescrever o antibiótico mais adequado.
Equipamento comprado pelo Hospital das Clínicas permite identificar em menos de dois minutos bactérias, fungos e microbactérias. Isso permite reduzir em até 24 horas o processo entre a chegada do material biológico ao laboratório para análise até a prescrição do antibiótico correto para o tratamento.
Para o vice-coordenador da seção de Microbiologia e Sorologia, professor Valdes Bollela, “são inúmeras as vantagens: a principal é a incorporação de moderna tecnologia. É uma tecnologia que usa espectrometria de massas que é diferente dos testes moleculares e dos testes fenotipicos”.
O equipamento diminui o tempo para identificação do patógeno e isso possibilita iniciar o tratamento com a medicação mais adequada e com mais segurança, o que é melhor para o paciente e para o hospital, que economiza. “O custo de antibiótico de largo espectro é muito alto. Sabendo qual é a bactéria (causadora da doença), isso faz com que (o médico) escolha o antibiótico certo e, geralmente, de menor custo”, explica.
O Hospital investiu cerca de R$ 1,3 milhão no equipamento que deve realizar cerca de 22 mil exames por ano.
Veja o vídeo sobre o assunto
Referência: Assessoria de Comunicação HCFMRP-USP