\ Univ… > Jorn… == > Dest… > Hosp…

Hospital das Clínicas conclui, com sucesso, segunda cirurgia das siamesas

Uma equipe de 25 profissionais liderados pelos professores Hélio Rubens Machado e Jayme Farina Junior, realizou, com sucesso, a segunda das quatro cirurgias de separação das meninas siamesas unidas pela cabeça. O procedimento foi realizado no dia 19 de maio.

Assim como na primeira intervenção, realizada em fevereiro, os trabalhos foram concentrados na desvinculação de veias que unem as duas cabeças, o que ainda deve ser estender para a terceira fase, prevista para agosto.

Primeiro caso, com elevado nível de complexidade, do país

O procedimento é inédito no Brasil e envolve ampla pesquisa e planejamento. A equipe é composta por neurocirurgiões, cirurgiões plásticos, neuroradiologistas, anestesistas, pediatras intensivistas e enfermeiros.

As crianças foram trazidas do Ceará pelas mãos do neurocirurgião Eduardo Jucá que foi residente da neurocirurgia do Hospital das Clínicas. Ele também integra a equipe que realiza as operações nas irmãs siamesas.

O processo de preparação para a separação das crianças vem sendo desenvolvido há cerca de um ano e conta com a consultoria do especialista norte-americano James Goodrich, do Montefiore Medical Center, em Nova York, que já operou muitos casos semelhantes com sucesso. Para viabilizar o procedimento, o crânio e o cérebro das duas foram reconstruídos de forma tridimensional, e um molde de acrílico detalhes de cada veia e artéria do cérebro.

A separação das gêmeas siamesas deverá ser concluída em cinco cirurgias e não quatro, como era a previsão inicial da equipe multidisciplinar do Hospital das Clínicas. A cirurgia inédita das meninas ganhou mais uma etapa por motivos de segurança e estética. A quarta etapa será dedicada à colocação de expansores nas nucas das meninas para ampliar a área do couro cabeludo.

O último e mais complexo procedimento que separará definitivamente os crânios deve ocorrer no final do ano.

Referência: Assessoria de Comunicação do HCFMRP-USP