\ Univ… > Jorn… == > Dest… > FMRP…

FMRP-USP realiza jantar comemorativo dos seus 60 anos

 No dia 30/11/2012, a Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto realizou o jantar comemorativo dos 60 anos, ao qual estiveram presentes mais de 200 pessoas, incluindo docentes, servidores, alunos e convidados. O jantar contou com a honrosa presença do Magnífico Reitor, Prof. João Grandino Rodas, da Pró-Reitora de Cultura e Extensão, Profa. Maria Arminda do Nascimento Arruda, do Pró-Reitor de Pesquisa, Prof. Dr. Marco Antonio Zago, do Pró-Reitor de Pós-graduação, Prof. Dr. Vahan Agopyan, do Procurador Geral da USP, Prof. Dr. Gustavo Ferraz de Campos Mônaco, do Secretário Geral da USP, Prof. Dr. Rubens Beçak, além de Diretores e Vice-Diretores de outras Unidades da USP.
Com este jantar comemorativo, a FMRP concluiu um amplo conjunto de atividades que compuseram as comemorações dos seus 60 anos. De todas as propostas da Diretoria, talvez a mais ambiciosa e complexa era exatamente a que previa a produção de DVDs em homenagem a professores pioneiros da nossa Faculdade. Foram planejados 15 vídeos, um deles homenageando nosso fundador, o Prof. Zeferino Vaz, e um professor de cada um dos Departamentos da Unidade. Dos 14 Departamentos da Unidade, 13 deles indicaram um coordenador, escolheram o pioneiro a ser homenageado e se envolveram com grande empenho na difícil tarefa de buscar elementos para compor o perfil de cada pioneiro. Foram mais de 150 horas de gravação digital de altíssima resolução, 600 horas de trabalho e 146 pessoas entrevistadas. Todos os depoimentos e registros já foram concluídos, sendo que o trabalho está agora na fase de edição. A previsão é de que até o final de fevereiro estes DVDs sejam finalizados, divulgados e entregues aos Departamentos. Todo o material colhido ficará armazenado em mídia eletrônica e disponível para pesquisa no Centro de Memória da FMRP. A Pró-Reitoria de Cultura e Extensão apoiou financeiramente o desenvolvimento deste projeto.
Durante o evento foi apresentado um compacto que mostrou uma pequena parte dos registros em vídeo colhidos neste projeto, que contribui significativamente para a preservação da memória da instituição, ao mesmo tempo em que homenageia os seus pioneiros. A exibição do vídeo emocionou a muitos daqueles que testemunharam parte da rica trajetória daqueles pioneiros. O video pode ser acessado neste link.
Na mesma noite, houve também o lançamento do livro “Poderosas também na cozinha” editado pelo grupo Poderosas Ponto Com, constituído por professoras da FMRP, médicas assistentes do HCFMRP e algumas convidadas. Este grupo, criado há 5 anos, não tem qualquer conotação de natureza reivindicatória, política ou feminista no sentido tradicional; realiza reuniões mensais com o objetivo estreitar laços afetivos, aproximar as pessoas e compartilhar experiências de vida. Elas dedicaram este livro à FMRP como homenagem aos seus 60 anos e me proporcionaram a honra de escrever o prefácio. Nele o Diretor da FMRP registrou: “o mais profundo e sincero agradecimento pela honrosa homenagem”.
Juntamente com o livro, foi distribuído um calendário que abrange desde dezembro de 2012 até o final de 2013. Ele foi elaborado com fotos do Prof. Silvio Tucci, a quem o Diretor agradeceu imensamente sua disposição e envolvimento neste projeto.