\ Univ… > Jorn… == > Dest… > Mate…

Mater inaugura Centro Avançado de Diagnóstico em Mastologia

Instituição fará 150 mamografias por mês ofertadas a 26 cidades Recentemente, o Centro de Referência da Saúde da Mulher de Ribeirão Preto – Mater (CRSMRP – Mater)  passou por reforma estrutural e implementou novos serviços na área de saúde da mulher como: fisioterapia, urodinâmica e mamografia. Com essa iniciativa, o CRSMRP – Mater ampliou a capacidade de atendimento e resolutividade do seu Centro Avançado de Diagnóstico em Mastologia com a inauguração do serviço de mamografia, em fevereiro. A previsão é de que sejam realizados 150 exames por mês. Esta ampliação do ambulatório especializado em mastologia visa atender, com tempo reduzido de espera, um número maior de pacientes com alterações mamárias provenientes dos 26 municípios da região de Ribeirão Preto pertencentes ao Departamento Regional de Saúde XIII (DRS XIII)

“O serviço ofertado inclui organização de uma linha de cuidado com fluxo de convocação rápida das mulheres com exame mamográfico alterado para realização de biópsias, tratamento dos casos benignos e encaminhamento para serviço de referência quando houver confirmação diagnóstica de câncer. Essa forma de organização permitirá agilidade nos diagnósticos de casos de câncer e, consequentemente, maiores taxas de sucesso e menores complicações no tratamento oncológico”, explica a professora doutora da FMRP  Elaine Moises, diretora da maternidade.
 
O Instituto Nacional do Câncer (INCA) estima que em 2018 foram diagnosticados 60 mil  casos de câncer de mama no Brasil. Considerando que a prevenção e o diagnóstico precoce são estratégias fundamentais no cuidado das alterações mamárias, “esse importante investimento da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo (SES) trará a garantia de uma melhor qualidade de assistência para as mulheres de Ribeirão Preto e região”, conclui.
 
Referência: Assessoria de Comunicação HCFMRP-USP