\ Univ… > Jorn… == > Dest… > O HE…

O HEAB cria a Comissão de Humanização

A Humanização no HEAB sempre foi considerada como uma das bases filosóficas de trabalho, todavia devido ao tempo de existência deste Hospital sob a atual administração, a Humanização se difundiu de forma pulverizada, não possuindo um grupo que coordenasse suas ações, monitorasse a avaliasse seus resultados.

Atualmente, situando-se em uma fase da maior organização interna, criou-se a Comissão de Humanização de caráter permanente, baseada na perspectiva da Política Nacional e Estadual de Humanização, sendo um espaço coletivo, organizado, participativo e democrático no empreendimento de uma política Institucional de resgate da Humanização.
Ao assumir essa posição, a Comissão tem como objetivos difundir e liderar a cultura e o processo de Humanização na Instituição; promover um comprometimento desta com a Política Nacional e Estadual de Humanização e uma participação ativa dos profissionais em sua disseminação e prezar pela qualidade do atendimento ao usuário e a qualidade de vida dos colaboradores no trabalho.
É composta por representantes das várias categorias profissionais, campos disciplinares e graus hierárquicos do quadro de colaboradores do HEAB e a sociedade, sendo esta última, um dos principais desafios, na medida em que irá inserir o usuário em suas discussões, possibilitando, futuramente, esta participação em outros fóruns coletivos da Instituição.  Os caminhos operacionais da comissão são delineados pela sua coordenadora, Cleice Levorato e vice-Coordenadora, Haline Canelada, selecionando ações definidas por meio de um consenso compartilhado entre os seus membros.
Com a integração da Humanização, Gestão da Qualidade e Gestão de Pessoas, a proposta é oferecer cooperação e agilidade nas ações que se inter-relacionam, visando o desenvolvimento Institucional da Humanização, elegendo prioridades e possibilidades de implantação de novas ações humanizadoras, definindo competências e responsabilidades de cada área. Atuar em conjunto com o Serviço de Atendimento ao Usuário (S.A.U.), é também outra prerrogativa da mesma, para que a demanda da população se imponha como determinante maior do direcionamento e qualidade dos serviços.
Atualmente, a atuação da Comissão volta-se para duas ações paralelas: construção da Proposta Metodológica definida pelo Núcleo Técnico de Humanização da SES, na perspectiva do Projeto Hospitais Referência em Humanização e o Plano de Trabalho Institucional, com duas direções: a construção de um Canal de Escuta ao colaborador e a relação extra institucional com os equipamentos sociais do entorno do Hospital e a inserção da sociedade.
Para difundir os princípios norteadores da Política Nacional e Estadual de Humanização, foi criada na Intranet, no menu principal, um link direto denominado “HUMANIZAHEAB”, seguindo a lógica do “HUMANIZASUS” e “HUMANIZASES”. Nele, o colaborador possui acesso a vários textos que tratam da perspectiva da Humanização, além de notícias. Há também, o link da Comissão de Humanização, na qual se encontram as atas das reuniões, o regimento, dentre outros.
A Comissão conta com um e-mail: humanizaheab@heab.fmrp.usp.br a fim de manter um relacionamento com os diversos setores do hospital.
Vale lembrar que a existência da Comissão de Humanização significa que as práticas humanizadoras são de competência somente desta. Nosso trabalho parte do princípio de uma cooperação entre os profissionais, com novas alternativas, sob a co-construção e co-responsabilidade.