Um estudo da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP sobre o tratamento da diabete tipo 1 por meio do uso de células-tronco foi premiado. O novo método, que também utiliza quimioterapia para conter o efeito da doença, ganhou na categoria Inovação em Tratamento do Prêmio Abril & Dasa de Inovação Médica.
A pesquisa é realizada no Centro de Terapia Celular (CTC) da FMRP e foi publicada no início deste ano, na revista Frontiers of Endocrinology. O Jornal da USP reproduziu matéria do CTC que descreve o estudo com mais profundidade e que pode ser lida aqui.
O Prêmio Abril & Dasa de Inovação Médica é uma iniciativa dos grupos Abril e Dasa, com a curadoria da revista Saúde, que visa a reconhecer projetos e profissionais médicos das áreas científica, clínica e assistencial.
Os pesquisadores envolvidos na pesquisa são: Carlos Eduardo Barra Couri, Maria Carolina de Oliveira, Belinda Pinto Simões, Daniela Aparecida de Moraes, Juliana Bernardes Elias Dias, Ana Beatriz Pereira Lima Stracieri, Andréia Ferreira Zombrilli e Julio Cesar Voltarelli (in memoriam).
Mais informações: e-mail ctcusp@gmail.com, no Centro de Terapia Celular
Referência: Jornal da USP – Por: Marcus De Rosa – Com informações de Eduardo Loria Vidal, do CTC