Pioneiro em neurocirurgia no interior de SP, Sylvio de Vergueiro Forjaz morre aos 100 anos
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2019/g/9/bBo5rvRc2dcxTbL4PJWw/professor-sylvio-usp.jpg)
O médico e professor da USP Sylvio de Vergueiro Forjaz — Foto: Vladimir Tasca/USP
Em nota, a USP informou que Forjaz foi um dos primeiros médicos residentes brasileiros, em 1943. Entre 1975 e 1979, já como professor universitário, foi diretor do Departamento de Cirurgia e Anatomia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP/USP).
A família registrou um boletim de ocorrência nesta terça-feira (23), informando que o professor estava sentando em um banco, dentro do banheiro da casa, quando caiu e fraturou o fêmur. Forjaz foi socorrido, passou por uma cirurgia, mas não resistiu.
A morte foi confirmada por volta de 6h35 de terça-feira. O corpo do médico foi velado e enterrado em Ribeirão Preto.
Em nota de pesar, a USP informou que Forjaz fez estágios em Edimburgo, na Escócia, em Estocolmo, na Suécia, e em Paris, na França, onde conheceu a mulher, com quem teve quatro filhos. A família se mudou para Ribeirão em 1955, quando o médico se tornou professor da Universidade.
O prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira (PSDB), também lamentou a morte de Forjaz, afirmando que foi um dos grandes visionários da medicina. “O professor e médico deixará uma página escrita na história ribeirão-pretana de seus muito bem vividos 100 anos”, disse em nota.
Referência: Por G1 Ribeirão Preto e Franca