\ Univ… > Jorn… == > Dest… > Prof…

Prof. João Monteiro de Pina Neto (FMRP-USP) é homenageado em Congresso pelo trabalho que realiza junto à Sociedade Brasileira de Genética Médica

O professor titular do Setor de Genética do HCFMRP-USP João Monteiro de Pina Neto recebeu, durante realização do XXX Congresso Brasileira de Genética Médica, homenagem ao trabalho que ele realiza junto à Sociedade Brasileira de Genética Médica. A placa entregue tem os dizeres: “Pelas inestimáveis contribuições à SBGM, pelos esforços pioneiros na caracterização e profissionalização dessa especialidade no Brasil, que vão desde a fundação dessa Sociedade, oficialização da residência médica em Genética Clínica e a contínua e honrosa dedicação aos pacientes e familiares com doenças congênitas e genéticas, há mais de 4 décadas”. A placa é assinada pela doutora Carolina Fischinger de Souza, presidente da SBGM. 

O professor Pina trabalha no HCRP, desde 1974, e organizou a pedido da professora Íris Ferrari, o primeiro Programa de Residência em Genética Médica do Brasil, no HC (hoje existem 11 programas, sendo três fundados por ex-residentes do Setor). O professor Pina conseguiu em 1983, o reconhecimento da Especialidade junto ao CFM, fundou a SBGM em 1986 e foi presidente nos quatro primeiros anos da Sociedade e depois reeleito por mais 2 anos. Tendo reconhecido a especialidade na AMB e na Comissão Nacional de Residência Médica. Organizou os primeiros concursos de título de especialista. A residência em Genética Médica do HCRP formou mais de 70 médicos especialistas que estão distribuídos por todo o país.

Referência: Assessoria de Comunicação HCFMRP-USP