\ Univ… > Jorn… == > Dest… > Proj…

Projeto vai modernizar sistemas digitais do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto

Serão incorporados recursos tecnológicos que incluem inteligência artificial e big data.

Até 2023, o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão (FMRP) da USP passará por uma revolução tecnológica que vai impactar no trabalho de seus funcionários e no atendimento de seus pacientes.

O novo programa, inédito no país, recebeu o nome de IRIS e está sendo desenvolvido especialmente para as necessidades atuais e para o futuro. Haverá novas formas de interação entre usuário e sistema. Os computadores, por exemplo, poderão fazer o reconhecimento de gestos em salas de cirurgia, reconhecimento de voz, uso de aparelhos móveis para agendamento de consultas e checagem de exames, realidade aumentada para apoiar a análise de exames de imagens, internet das coisas integrando equipamentos e dispositivos médicos e blockchain para garantir a rastreabilidade e segurança de todas as transações.

O Hospital das Clínicas, em parceria com a FAEPA e a empresa T-Systems, elaborou, com base na lei de inovação tecnológica, um projeto para desenvolvimento de um sistema de informações compatível com a complexidade de suas operações que poderá, posteriormente, ser disponibilizado ao mercado, gerando recursos, através de royalties, para o hospital. O professor Benedito Carlos Maciel, da FMRP e superintendente do HC, explicou como vai ser essa transformação.

Ouça a entrevista do Prof. Dr. Benedito Carlos Maciel:

Referência: Jornal da USP