\ Univ… > Jorn… == > Dest… > Proj…

Projeto Veredas da FMRP-USP reúne alunos do curso de Medicina em um trabalho de voluntariado

O Projeto Veredas é organizado pelos alunos de Medicina da FMRP-USP, com o objetivo de levar, pela prática do voluntariado, atendimento médico e informação sobre saúde para populações mais necessitadas e vulneráveis.
As ações do projeto têm se baseado em práticas médicas ambulatoriais, orientações e campanhas sobre os mais diversos temas ligados à prevenção e conscientização em saúde. Essa iniciativa objetiva, por meio da extensão universitária, uma tentativa de retorno à sociedade, dos conhecimentos adquiridos pelos alunos e, simultaneamente, aumentar o espectro de formação da graduação, inserindo o aluno em outros tipos de atividades e cenários diferentes do cotidiano. 
Neste primeiro ano do projeto, os trabalhos foram realizados por alunos do 2º ao 6º ano da graduação de Medicina, e contou com a colaboração e supervisão dos docentes, médicos contratados e residentes do HCFMRP – USP. Neste ano de 2017, o projeto atua no Assentamento rural que fica na antiga fazenda da barra (Assentamento Mário Lago). 
No total, o Veredas realizará quatro ações em saúde no assentamento da Barra, todas aos sábados das 8 às 18h, nas seguintes datas: 26/08, 21/10, 11/11 e 25/11 (próximo sábado).
Até o momento, as três ações já realizadas, somaram 424 atendimentos e 6 campanhas de saúde (campanha sobre fitoterápicos e plantação de horta coletiva; prevenção de acidentes com crianças; moléstias infecciosas; uso da água; contracepção; utilização do SUS)