\ Univ… > Jorn… == > Dest… > Obra…

Obras no Sistema Viário do Campus garantem mais conforto e segurança aos usuários


O Hospital das Clínicas, em parceria com a Universidade de São Paulo, está realizando várias obras no sistema viário do Campus para melhorar o fluxo de veículos e aumentar o número de vagas de  estacionamento oferecendo mais conforto e segurança para os usuários.
Um estacionamento, próximo a portaria 4, com capacidade para 250 vagas já está aberto para receber os veículos de pacientes e visitantes. Outro, localizado junto à portaria principal, com disponibilidade de 103 vagas, deverá ser entregue no segundo semestre deste ano. Com estas duas obras, o HC Campus oferecerá um total de 353 vagas destinadas ao público em geral.
Em outra área próximo à rua Catão Roxo serão disponibilizadas 152 vagas para ambulâncias, 36 vagas para os ônibus e aproximadamente 500 vagas para carros, além de sanitários, lanchonete e áreas para descanso. O projeto já está em fase final de conclusão e as obras serão iniciadas no ano de 2013.
Com toda esta reformulação, o estacionamento para funcionários será ampliado em 400 vagas para automóveis e 300 para motos. O atual estacionamento da FAEPA será destinado aos docentes aposentados, dispondo de 54 vagas.


 
 
Também visando aumentar o conforto dos usuários, está sendo construído um terminal de ônibus intermunicipal, com área de descanso, sanitários e cantina, próximo à portaria 4 com prazo de entrega prevista para setembro. O recurso financeiro previsto para a obra, no valor de R$ 697.071,05, são resultantes de investimento do Governo de São Paulo.

 
 
 
 
 
Acessos
Para que os usuários possam trafegar de maneira mais tranquila pelo Campus, foram criados novos acessos viários.

Para melhorar o tráfego e facilitar o acesso ao HC e ao campus da USP, o acesso para o campus da USP e o Hospital das Clínicas passou a ser feito pela Av. Luigi Rosiello e Av. Governador Lucas Nogueira Garcez . A elaboração do projeto, com a participação da Transerp, contemplou a adequação da configuração viária da Avenida Lucas Nogueira Garcez junto à Avenida Professor Hélio Lourenço e Avenida Luigi Rosiello, além da alteração da configuração e da programação do semáforo instalado no cruzamento da Rua Tenente Catão Roxo com a Avenida Luigi Rosiello.Foram implantadas sinalizações verticais de orientação e de regulamentação e sinalização horizontal.
Futuramente, o acesso ao estacionamento de funcionários será feito pela Rua Tenente Catão Roxo que será duplicada (do cruzamento com a av Hélio Lourenço de Oliveira até a rua Alberto Raul Martinez -próximo a portaria 4), facilitando e tornando o fluxo de veículos e pedestres mais rápido e seguro.
RX do volume de veículos e pessoas que circulam no HC
70 ônibus  trazem pacientes diariamente
200 ambulâncias e vans  trazem pacientes
1000 carros trazendo pacientes circulam pacientes
Número de carros de funcionários e médicos – 3.000
Número de motos de funcionários e médicos – 400
São 10 linhas de ônibus que circulam diariamente no entorno do HC