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Tecnovigilância: A atuação da Comissão de Avaliação e Padronização de Materiais no HEAB

Em janeiro de 2012, ao encontro com as ações Institucionais que foram e estão sendo implementadas visando a Qualidade na Assistência, nasceu a Comissão de Avaliação e Padronização de Materiais (CAPM). A implantação dessa Comissão já vinha sendo discutida há mais de um ano, porém só agora, com o crescente envolvimento dos nossos colaboradores na melhoria dos processos de trabalho e preocupação em zelar pela segurança do usuário é que foi possível a sua criação.

Comissão de Padronização

Essa Comissão é de caráter permanente, deliberativa e subordinada diretamente ao Diretor Geral do HEAB. Seus principais objetivos são: propiciar o fornecimento de materiais adequados para as atividades a que se propõe e de acordo com a legislação sanitária e normas técnicas vigentes; gerenciar a lista básica de materiais padronizados reduzindo variedades, eliminando excessos e consequentemente reduzindo custos; colaborar na padronização dos processos de trabalho,
já que a existência de protocolos implantados é pré-requisito para a padronização de diversos materiais; auxiliar, junto ao setor de Compras e ao Almoxarifado, na previsão, provisão, aquisição, organização e armazenamento, análise das variações no consumo; e realizar análises das queixas referentes à qualidade dos materiais utilizados, restringindo as marcas que comprovadamente não atendem aos critérios mínimos de qualidade estabelecidos pelo HEAB. A CAPM não se limita somente ao controle dos materiais médico-hospitalares, já que abrange também os equipamentos, medicamentos, alimentos, materiais de escritórios e todos os demais materiais que possam ser utilizados direta ou indiretamente no cuidado.
Para que tudo isso seja possível, a CAPM conta com membros de diversas áreas do hospital como SESMT, Engenharia Clínica, Serviço de Nutrição e Dietética, representantes Médicos e Enfermeiros dos diversos setores assistenciais, Equipe Multiprofissional, Gerente de Risco, Farmácia, CCIH, Setor de Compras e Almoxarifado, Informática, Setor da Qualidade e é aberto para participação de qualquer outro interessado.
Todas as atividades executadas pela CAPM, principalmente a avaliação dos produtos médico-hospitalares, são imprescindíveis em uma Instituição que tem em seus valores a Ética, o Comprometimento com o usuário e a Qualidade na assistência como o HEAB, considerando que eventos adversos podem ocorrer mesmo em situações usuais com produtos de boa qualidade.
Uma das ferramentas mais utilizadas pela CAPM são os formulários de Controle de Qualidade. Esse formulário fica disponível na intranet (Internet Interna) e existe para que qualquer  colaborador relate dificuldades ou qualquer outra queixa identificada com o produto. Ao receber esses formulários, a CAPM investiga e avalia todos os casos e emite um parecer a respeito. Esse parecer pode variar desde simplesmente aguardar novas queixas para casos não graves e que não impactam na segurança ou na qualidade da assistência, até uma suspensão imediata do uso de determinado produto e/ou marca e notificação à ANVISA.
Nesse primeiro semestre de existência a CAPM já recebeu mais de 150 queixas de materiais, dessas, 27 geraram o bloqueio de produtos. Já realizamos também mais de 70 testes de produtos, sendo esses realizados antes da aprovação de alguma marca e/ou produto que será comprado pela primeira vez no HEAB. Esses testes foram fundamentais para evitar que os materiais de qualidade inferior chegassem às mãos dos nossos colaboradores e pudessem prejudicar a qualidade da assistência.
Em breve será disponibilizada a lista de todos os materiais que foram avaliados com seus respectivos status para acompanhamento do reclamante e demais colaboradores interessados. Os membros da CAPM estão trabalhando muito para oferecer, de maneira racional, materiais que atendam as necessidades dos nossos colaboradores, usuários e gestores no que se refere aos propósitos assistenciais, tecnológicos e financeiros.
E graças ao compromisso assumido pelos colaboradores em não se calarem frente às oportunidades de melhoria, estamos conseguindo, a cada dia, contribuir diretamente com o bem estar dos nossos usuários.