\ Univ… > Jorn… == > Dest… > Unid…

Unidade Especial de Tratamento de Doenças Infecciosas (UETDI) do Hospital das Clínicas completa 20 anos

A Unidade Especial de Tratamento de Doenças Infecciosas (UETDI) do Hospital das Clínicas foi fundada em 1996 e atende, atualmente, algo em torno de 2.177 pessoas vivendo com HIV/aids (PVHA). Ao longo das últimas décadas, este tem sido o serviço de refe¬rência terciária para pacientes de uma região com mais de 3,5 milhões de habitantes, no nordeste do estado de São Paulo. 

A UETDI oferece atendimento ambulatorial, hospital-dia e reali¬za cerca de 500 internações por mês em sua enfermaria especializada. A unidade conta com 18 leitos, dez salas de atendimento médico e equipe multiprofissional, e uma farmácia para dispensação de medica-mentos aos pacientes. Ao longo destes anos, a unidade conta com uma equipe multiprofissional composta por médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, assistente social, farmacêuticos, psicólogos, nutricionistas e outros especializados no cuidado da Pessoa que Vive com HIV/aids.

Para comemorar os 20 anos foi realizada a VII Jornada Multidisciplinar em HIV/aids da UETDI e o II Workshop de Adesão. Serão abordados temas como: coinfecção Hepatite/HIV, envelhecendo com HIV, Adolescentes e a dificuldade de adesão ao tratamento, entre outros.
Durante a Jornada, foi lançado o livro: “Adesão: O presente e o futuro na luta para controle do HIV/aids”. O livro será vendido no dia pelo valor de R$ 20,00 e todo o recurso arrecadado com a venda será revertido para o “Fundo de Apoio aos Pacientes da UETDI”, que habitualmente arrecada recursos através de bazares e apoios individuais para os pacientes seguidos na UETDI do HC FMRP-USP. Em algumas situações este recurso também é utilizado para compra de medicamentos de uso ambulatorial e que estão em falta para que o paciente possa receber alta hospitalar.

 

Referência: Assessoria de Comunicação HCFMRP-USP