\ Univ… > Jorn… == > Dest… > Volu…

Voluntariado fará trabalho na UE, grupo irá acolher familiares de pacientes no saguão do Hospital

Oferecer acolhimento, escuta e orientação humanizada aos familiares de pacientes que chegam ao saguão de entranda da Unidade de Emergência é o objetivo do programa HumanizaDor, lançado em fevereiro, pelo Centro do Voluntariado de Ribeirão Preto em parceria com a Unidade de Emergência.

Os voluntários vão trabalhar na recepção dos familiares todos os dias da semana, incluindo sábado, domingo e feriados. “A proposta partiu da equipe do Grupo de Trabalho da Sala de Urgência que percebeu que os familiares precisavam ser orientados, acolhidos e escutados já na entrada da Unidade, uma vez que eles usualmente se encontram assustados e apavorados pela situação por que estão passando”, explica a assistente social Jenifer Keller, vice-coordenadora do programa.

Os voluntários serão especiais para melhora da humanização deste tabuleiro complexo que é a Unidade de Emergência. “Tenho certeza de que este trabalho trará enormes beneficicios à vida dessas pessoas”, afirmou o superintendente e professor doutor Benedito Carlos Maciel, durante o lançamento do programa na Associação Comercial e Industrial (ACI).

Interessados – As pessoas interessadas em participar do programa deverão se inscrever no site: voluntariadorp.org.br. O voluntário passará por aulas de capacitação para o serviço na Unidade de Emergência. “Esses voluntários vão ampliar o atendimento humanizado na U.E.”, garante Helen Leite, psicóloga e coordenadora do programa.

Centro – O Centro de Voluntariado de Ribeirão Preto foi fundado em 1999 e nasceu da vontade de fazer o bem, da solidariedade e do desejo do exercício da cidadania. Atualmente, conta com aproximadamente 120 voluntários e desenvolve vários projetos na área da Humanização da Saúde. Entre eles, estão: “Ouvidores de Histórias para a Terceira Idade”, “Conta Mais! Histórias em Hospitais” e o “Projeto Acolher – Atendimento Domiciliar ao Idoso.”

Referência: Assessoria de Comunicação HCFMRP-USP