\ Universidade de São Paulo - Sites > Jornal Eletrônico do Complexo Acadêmico de Saúde == > Destaque com imagem (Grande) > Hospital das Clínicas e Faculdade de Medicina homenageiam o Prof. Dr. José Antonio Apparecido de Oliveira

Hospital das Clínicas e Faculdade de Medicina homenageiam o Prof. Dr. José Antonio Apparecido de Oliveira

Também conhecido como Professor Juba, desde seus tempos de cursinho iniciou sua carreira na Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto – USP, em 1969. Foi médico voluntário no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto de 1968 a 1971, quando ingressou como Médico Assistente, passando a exercer atividades didáticas teórico-práticas nos cursos de graduação em Medicina e para residentes de Otorrinolaringologia e de outros programas. Em 1972, defendeu sua tese de doutorado, sendo esta premiada com a medalha de ouro em um concurso da Fundação Portmann, de Bordeaux, na França. É Professor Titular em Otorrinolaringologia do Departamento de Oftalmologia, Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço, desde 1985.

Era o início de uma nova era: a Otorrinolaringologia de Ribeirão Preto começava a escrever uma nova página de sua história. Seu grande desafio foi construir uma ORL moderna, competente e competitiva. E assim o fez: modernizou e consolidou o Serviço na FMRP-USP; ampliou o quadro de docentes e de especialistas, expandindo as atividades assistenciais nas diferentes áreas de atuação da ORL; efetuou melhorias no ambulatório, com a aquisição de novos equipamentos; criou o laboratório de Eletrofisiologia da Audição, para o treinamento de médicos residentes nesta área e na avaliação otoneurológica; criou o Setor de Fonoaudiologia do HCRP, que expandiu sua atuação multidisciplinar junto a vários Departamentos; estimulou o desenvolvimento da Rinologia; implementou a pesquisa e a pós- graduação, projetando o nome do HCRP, da FMRP e da Otorrinolaringologia a nível nacional e internacional. Batalhou pela criação do Curso de Graduação em Fonoaudiologia da FMRP, o que se concretizou em 2003.

O Professor José Antonio é um ser humano que sempre fez questão de ensinar e mostrar o que havia de novo, agregando os otorrinos de Ribeirão Preto, da região, do Estado e do país. Isso ele fez com maestria quando assumiu a Presidência da então Sociedade Brasileira de Otorrinolaringologia, em 1991.

Toda a sua dedicação ao diagnóstico e tratamento dos distúrbios auditivos foi coroada quando realizou, no HCRP, o primeiro Implante Coclear, em 2004. Com isso, o Hospital alçou o credenciamento como de Alta Complexidade do Programa de Saúde Auditiva do Ministério da Saúde.

O Hospital das Clínicas e a Faculdade de Medicina homenageiam o Professor Doutor José Antonio Apparecido de Oliveira pelo seu idealismo como professor e pesquisador; por seu dinamismo no engrandecimento da Otorrinolaringologia e da Fonoaudiologia do HCRP e da FMRP, e pelos valores científicos, didáticos, éticos e morais que ele agregou aos seus discípulos.

Referência: Departamento de Oftalmologia, Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço – Fotos: Documentação Científica da FMRP-USP – Fotos: André Luis  Oliveira