Armadilha caseira controla população de mosquito

O experimento é eficaz também para o Aedes aegypti

Casos de dengue disparam pelos municípios do interior paulista. Último levantamento da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, divulgado dia 15 de abril, registrou número recorde de 85 mil casos nos primeiros três meses do ano. Com o perigo rondando, a população pode fazer muito, eliminando os criadouros do mosquito. Mas, enquanto a conscientização não prevalece, uma alternativa é construir uma armadilha caseira.

A ideia é do biólogo Vinícius Godoi da equipe da Casa da Ciência, programa educacional do Hemocentro de Ribeirão Preto, que ensina a fazer a armadilha num passo a passo em vídeo que pode ser acessado no canal da Casa da Ciência no YouTube e no Facebook.

Segundo Godoi, trata-se de um projeto simples que utiliza materiais recicláveis e itens que estão à disposição de qualquer pessoa como garrafa PET e arroz. E o resultado, garante o professor, ajuda no controle populacional de mosquitos. “O experimento é eficaz também para capturar o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue”.

Mais informações: (16) 2101.9350 ou pelo e-mail  casadaciencia@hemocentro.fmrp.usp.br

Por: Rita Stella