Banco de Leite Humano do HCFMRP precisa de doadoras

O Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto está com estoque de leite baixo e necessita de doadoras. Segundo a coordenadora do Banco, Larissa Garcia Alves, a Instituição que participa da Campanha Nacional de Doação de Leite Humano que se estende até o fim de outubro, opera com 20% do estoque considerado ideal.
O número de doadoras também diminuiu pela metade. A coordenadora disse que este número precisa aumentar de 48 para 70, para que haja estoque de leite suficiente para os prematuros internados na UTI neonatal. A nossa meta é que o estoque aumente 50% no mês de novembro e para os próximos meses mesmo com o fim da Campanha Nacional, o incentivo à doação de leite deve ser lembrado.
O leite materno é importante para todos os bebês, principalmente para o que estão internados e não podem ser amamentados pela própria mãe. Com ele o bebê se desenvolve com saúde, tem mais chances de recuperação e fica protegido de infecções, diarréias e alergias.
Mulheres em período de amamentação, que tenham boas condições de saúde, sem diagnóstico de moléstias infecto-contagiosas, podem contribuir doando o excedente de seu leite. Este gesto pode salvar vidas. A doação de leite humano é incentivada e apoiada pelo Ministério da Saúde.
O Banco de Leite Humano do HC mantém um serviço especializado de orientação para a coleta das doações, incluindo o atendimento domiciliar que vai buscar o leite coletado pelas mães em suas casas. Oferece os frascos esterilizados, a máscara e o gorro, assim como as orientações sobre os cuidados de higiene para coletar o leite, e também para o armazenamento do mesmo.
As doações também podem ser feitas no Banco de Leite Humano que funciona na avenida Santa Luzia, 387, no Jardim Sumaré, de segunda a sexta-feira, das 7 às 17h. Informações pelos telefones (16) 3610-8686 ou 3610-2649.