Centro Cirúrgico HEAB: Passado, presente e futuro

Desde agosto de 2010, o centro cirúrgico do HEAB passa por uma transformação progressiva, com aumento de mais de 400% de sua produção mensal cirúrgica, quando comparados os anos de 2010, 2011 e 2012. (Gráfico 01).
Passamos de 83 para até 448 cirurgias por mês. (Gráfico 01 e 03). Hoje nossa estrutura conta com três salas cirúrgicas funcionando cinco dias por semana das 07h às 19h, aos sábados das 07h às 13h, além de plantões 24 horas para cirurgias de urgência. É equipado com duas torres para videocirurgia, um microscópio, um intensificador de imagens e três carrinhos de anestesia de última geração.
Nossas cirurgias são em maior número, de médio porte. Contudo, devido à demanda e à carência da região por algumas especialidades, além do suporte de terapia intensiva que o HEAB dispõe, também são realizadas cirurgias de grande porte. As especialidades que hoje operam são: cirurgia geral, gastrocirurgia, proctologia, cirurgia pediátrica, cirurgia vascular, cirurgia plástica, ginecologia, oftalmologia, cirurgia torácica, ortopedia, otorrinolaringologia, cirurgia de cabeça e pescoço, urologia, além de procedimentos realizados pela hematologia e nefrologia. (Gráfico 02)
No final do ano de 2011 fomos questionados de forma a explicar qual foi a “mágica” aplicada para essa transformação. Na realidade, não houve mágica, e sim um conjunto de fatores interligados que proporcionaram esse aumento nos números cirúrgicos, dentre eles é fundamental citar a contratação de equipes cirúrgicas com boas formações, equipe anestésica, aperfeiçoamento dos colaboradores que trabalham no bloco e organização na agenda e nas filas cirúrgicas. Houve uma centralização no agendamento cirúrgico e uma melhor definição para o fluxo dos usuários em pré e pós-operatório. Resumindo, interligamos os pontos críticos e diminuímos as barreiras.
O centro cirúrgico tem se tornado cada dia mais um centro de ensino vinculado à Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto-USP e ao Hospital das Clínicas. Hoje contamos com médicos residentes em treinamento de cirurgia geral, gastrocirurgia, urologia, ortopedia, ginecologia e cirurgia vascular. Também participam das atividades alunos do sexto ano da medicina.
Porém, não estacionamos numa zona de conforto, há dificuldades diárias que são administradas, além de uma atual priorização com ênfase na segurança do usuário. Como exemplo a implantação, ainda nesse semestre, do protocolo de cirurgia segura baseado nas determinações da Organização Mundial de Saúde.
Para um futuro próximo, haverá incorporação da especialidade de Neurocirurgia e a implantação do programa (software) de agendamento cirúrgico que dará mais agilidade e organização no bloco. Como meta, em longo prazo, há um projeto de ampliação do centro cirúrgico de três para sete salas cirúrgicas, projeto que já foi apresentado para o governo de São Paulo, porém sem previsão ainda de ser concretizado.
Desta forma, buscamos aperfeiçoar a cada dia a estrutura cirúrgica do HEAB e atender com qualidade a população da nossa regional de saúde.
Tales Rubens de Nadai
Coordenador Médico do Centro Cirúrgico

Gráfico 01

Gráfico 02

Gráfico 03