\ Universidade de São Paulo - Sites > Jornal Eletrônico do Complexo Acadêmico de Saúde == > Destaque com imagem (Pequeno) > MATER começa a realizar "Teste do Coraçãozinho" em recém-nascidos

MATER começa a realizar "Teste do Coraçãozinho" em recém-nascidos

 
O Centro de Referência da Saúde da Mulher de Ribeirão Preto – MATER já realiza na rotina do atendimento às crianças nascidas nesta instituição o “Teste do Coraçãozinho”. Este exame é fundamental para diagnosticar os recém-nascidos que apresentam baixos níveis de oxigênio no sangue devido a malformações do coração: a cardiopatia congênita.
Estes bebês são aparentemente saudáveis, mas poderão apresentar manifestações clínicas ao final da primeira semana ou do primeiro mês de vida. O “Teste do Coraçãozinho” é simples, indolor e rápido para o diagnóstico precoce da cardiopatia congênita. É realizado sem invadir o organismo do recém-nascido, por meio de um sensor colocado na pele dos braços e das pernas (pulsoxímetro). Entretanto, este exame de triagem não substitui outros exames como o ecocardiograma no diagnóstico de cardiopatia congênita, sendo seu objetivo detectar precocemente os recém-nascidos que deverão realizar outros exames.
O protocolo do CRSMRP-Mater segue o consenso técnico elaborado pela Sociedade Brasileira de Pediatria em Novembro de 2011 adiantando-se à aprovação do Projeto de Lei nº 2.818, de 2011, do Deputado Eleuses Paiva, atualmente em trâmite na Câmara dos Deputados.

Recém-nascido usa pulsoxímetro, aparelho que detecta a cardiopatia congênita.