\ Universidade de São Paulo - Sites > Jornal Eletrônico do Complexo Acadêmico de Saúde == > Destaque com imagem (Pequeno) > Cientistas criam portal com conteúdo voltado à pessoa com deficiência

Cientistas criam portal com conteúdo voltado à pessoa com deficiência

O D+ Informação é uma iniciativa de pesquisadores do Núcleo de Pesquisa e Atenção em Reabilitação Neuropsicomotora (Neurorehab) da USP.

Um portal para disseminar informações de confiança, com clareza e baseadas em evidências científicas. O D+ Informação é um espaço de apoio a pessoas com deficiência. É possível encontrar materiais educativos, reunião de textos sobre leis e direitos, relatos de experiência, artigos de pesquisas, notícias de interesse da comunidade, entre outros. Mais do que informação, o portal oferece acolhimento.

Ele foi criado por pesquisadores do Núcleo de Pesquisa e Atenção em Reabilitação Neuropsicomotora (Neurorehab), da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da USP. “Temos como objetivo promover a autonomia, o empoderamento e participação das pessoas com deficiência na sociedade”, conta Michel Marcossi Cintra, mestrando da EERP e um dos autores do projeto.

Em meio a tantos conteúdos duvidosos expostos na rede, o diferencial do D+ informação é a veracidade das informações compartilhadas, baseadas em evidências científicas, mas em uma linguagem acessível a todos.

Desde 2014, o Neurorehab desenvolve ferramentas virtuais para troca de experiências e apoio a pessoas com deficiência. Uma deles é uma rede social virtual, chamada de D+ Eficiência, em parceria com outras universidades (UFPA, UFOPA, UFMG e TU Dortmund).

“Nesse sentido, os pesquisadores da USP se mobilizam para a implementação de tecnologias, por meio de ações educativas nas mídias sociais digitais, para informar e empoderar a sociedade para ter autonomia, fazer escolhas coerentes e seguras relacionadas à sua saúde”, explica a professora Fabiana Faleiros, coordenadora do projeto.

“O uso da internet para buscar informações em saúde é crescente, nós, pesquisadores, nos preocupamos com a clareza e qualidade das informações disponíveis para a sociedade”, conta Letícia Corbo, mestranda da EERP e também uma das autoras do projeto.

Mais informações: https://demaisinformacao.com.br, e-mail fabifaleiros@eerp.usp.br

Referência: Jornal da USP – Por: Joice Soares