\ Universidade de São Paulo - Sites > Jornal Eletrônico do Complexo Acadêmico de Saúde == > Destaque com imagem (Pequeno) > Cirurgia Bariátrica e Metabólica do HCFMRP-USP completa 20 anos

Cirurgia Bariátrica e Metabólica do HCFMRP-USP completa 20 anos

Este ano, o Serviço de Cirurgia Bariátrica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto irá completar vinte anos de existência. Neste sentido, cabe destacar a importância histórica do Prof. Dr. Reginaldo Ceneviva na estruturação deste serviço e de sua equipe.

Neste período, a equipe cresceu e tem se primado por prover uma assistência de qualidade, humanizada, responsável e constantemente atualizada para os pacientes que nos procuram. Contamos com três cirurgiões com especialização neste tipo de operação, sendo um docente; dois nutrólogos; duas psicólogas; duas nutricionistas, sendo uma docente; uma endocrinologista; uma fisioterapeuta; uma assistente social.

Estamos chegando à marca dos 1000 pacientes operados, com resultados excelentes e mais que isto, com o comprometimento de seguir todos os doentes por toda a vida. Nossa equipe, com a composição multiprofissional, tem se esmerado em atender o paciente em todas as suas necessidades no pré e no pós-operatório.

Porém, mais que isto, o Serviço de Cirurgia Bariátrica tem sido responsável pela formação de recursos humanos em saúde. Diversos médicos residentes (Cirurgia do Aparelho Digestivo, Cirurgia Geral, Nutrologia, Endocrinologia, Endocrinologia Pediátrica e Psiquiatria), aprimorandos da Nutrição, estagiários, e alunos de graduação e pós-graduação da FMRP-USP passam pelo serviço e são treinados nos diferentes ambientes, inclusive com um Curso Teórico.

E sendo vinculado a um Hospital Universitário, não poderíamos negligenciar um dos pilares da vida acadêmica: a pesquisa. E neste quesito, nossa equipe tem se destacado cada vez mais, com publicações em importantes revistas internacionais e apresentações em Congressos Nacionais e Internacionais.

Neste sentido, no XX Congresso Brasileiro de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, com mais de 2000 inscritos do Brasil e de outros países, centenas de trabalhos científicos participantes, nosso grupo de pesquisa, que envolve a Profa. Dra. Carla Barbosa Nonino e o Prof Dr. Wilson Salgado Júnior (e seus pós-graduandos), foi responsável por um feito inédito, muito elogiado pela organização do Congresso. Ganhamos três prêmios: segunda colocação como melhor APRESENTAÇÃO ORAL (Marcela A de Souza Pinhel); segunda colocação como melhor TESE DE PÓS-GRADUAÇÃO (Letícia Roque); e segunda colocação como melhor POSTER (Carolina Rossi Welendorf).

Referência: Assessoria de Comunicação HCFMRP-USP