\ Universidade de São Paulo - Sites > Jornal Eletrônico do Complexo Acadêmico de Saúde == > Destaque com imagem (Pequeno) > Fisiologistas serão apresentados às modernas técnicas moleculares

Fisiologistas serão apresentados às modernas técnicas moleculares

Encontro, patrocinado pela American Physiological Society, será de 2 e 7 setembro na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto

O modo como entendemos o funcionamento do nosso corpo é explicado por uma área da medicina chamada fisiologia. Até 1985, tecnologias como o radioimunoensaio, que faz dosagens hormonais, por exemplo, davam as principais respostas. Mas o advento da biologia molecular fez surgir um mundo de novas ferramentas para estudos e diagnósticos sobre a fisiologia humana, todas a partir da genética.

Para apresentar aos estudantes e pesquisadores as modernas metodologias moleculares, especialistas dos Estados Unidos e da América Latina se reúnem em Ribeirão Preto, de 2 e 7 de setembro, para o “Using Modern Molecular Tools for the Study of Integrative and Translational Physiology”. O encontro, todo em inglês, será desenvolvido em formato apropriado ao conhecimento das novas técnicas que estão revolucionando a busca por avanços na fisiologia.

Professor da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP e um dos organizadores do workshop, José Antunes Rodrigues afirma que a formação de profissionais e pesquisadores justifica o evento, pois os alunos devem se tornar melhores que seus mestres, já que “são o futuro do país”. Assim, a programação terá palestras, sessões para pequenos grupos e orientação individual, além de propor que os estudantes desenvolvam plano para um novo sistema de modelos in vivo em seus projetos de pesquisa.

O evento é organizado por professores da FMRP e do exterior, com colaboração da American Physiological Society. Programação completa e informações sobre as inscrições estão disponíveis no site do evento. As atividades acontecem no  Anfiteatro Pedreira de Freitas, av. Bandeirantes, 3900, Campus da USP Ribeirão Preto.

Mais informações: (16) 3315-3012

Referência: Portal de Informações da USP Ribeirão Preto – Por: Maju Petroni – Foto: Revide