\ Universidade de São Paulo - Sites > Jornal Eletrônico do Complexo Acadêmico de Saúde == > Destaque sem imagem > HCFMRP realizou jornada para comemorar o dia do portador de Fibrose Cística

HCFMRP realizou jornada para comemorar o dia do portador de Fibrose Cística

O dia 5 de setembro foi instituído como o dia do portador de Fibrose Cística. Para comemorar, o HCFMRP-USP realizou uma tarde de palestras e confraternização da equipe com os portadores da doença. Estiveram presentes no evento cerca de 75 pessoas entre elas a Profª. Drª. Maria Inez Machado Fernandes, docente responsável pelo centro de referência de tratamento da fibrose cística no Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, Sebastião Sérgio da Silveira, promotor de justiça do Ministério Público do Estado de São Paulo, atualmente em exercício na Promotoria da Defesa da Cidadania.
Existem no Brasil Centros de Referência para atendimento a esses pacientes. No Hcfmrp funciona um desses centros e atende atualmente 117 pacientes através do SUS, sendo 57 crianças, 34 adolescentes e 26 adultos. O ambulatório acontece às quartas-feiras, no período da tarde e conta com uma equipe multidisciplinar, composta por gastroenterologistas, pneumologistas (pediátrico e adulto), endocrinologistas, nutricionistas, enfermeiras, fisioterapeutas, psicólogas e assistentes sociais.
A fibrose cística é uma doença genética de herança autossômica recessiva, que acomete vários órgãos, principalmente pulmões, pâncreas e glândulas sudoríparas. Apresenta-se com quadros clínicos diversos, que podem surgir desde a infância, já diagnosticadas com o “teste do pezinho”, ou se apresentando em qualquer idade, até em adultos. Apesar de ainda não existir a cura, o tratamento precoce e bem orientado favorece uma melhor qualidade de vida ao paciente.

Profª. Drª. Maria Inez Machado Fernandes, docente responsável pelo centro de referência de tratamento da fibrose cística no HCFMRP.