\ Universidade de São Paulo - Sites > Jornal Eletrônico do Complexo Acadêmico de Saúde == > Destaque com imagem (Grande) > Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto testa concentrado de leite humano em prematuros

Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto testa concentrado de leite humano em prematuros

Batizado de Lioneo, aditivo enriquece o leite materno para recém-nascidos de muito baixo peso concentrando nutrientes do próprio leite humano.

A força da vida é testada em UTIs neonatais todos os dias com a luta pela sobrevivência de recém-nascidos de muito baixo peso. E eles são muitos no Brasil. Resultado de 10% a 11% dos partos, esses bebês nascem com menos de 37 semanas de gestação pelas mais diferentes causas.

Seja por hipertensão arterial e alterações endócrinas, como a diabete, ou por condições socioeconômicas desfavoráveis da mãe, o fato é que esses bebês vêm ao mundo pesando menos de 1.500 gramas (g) e necessitando de cuidados especiais para continuar o desenvolvimento fora do útero.

Para compensar a fragilidade da vida desses bebês, uma equipe de especialistas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP desenvolveu um aditivo, batizado de Lioneo, que enriquece o leite materno, concentrando nutrientes do próprio leite humano, para o que consideram ser o “padrão ouro” na alimentação dos prematuros.

Com o diferencial de ser feito somente de leite humano – os produtos em uso atualmente são baseados em leite de vaca -, o preparo do aditivo usa técnicas simples como a liofilização, que transforma líquido em pó, sem alterar as características do leite e preservando a concentração dos nutrientes essenciais que somente existem no leite materno. Esse pó é adicionado ao leite materno e oferecido aos recém-nascidos.

Testes pré-clínicos publicados em artigo da revista cientifica Plos One já aprovaram “toda parte bioquímica e microbiológica do Lioneo, além da estabilidade de estocagem do leite já reconstituído (ou seja, o pó já adicionado ao leite cru para posterior pasteurização), por até seis meses em freezer (temperatura -20º C)”, afirma o coordenador dos estudos, o professor José Simon Camelo Junior, da FMRP. E, agora, o aditivo encontra-se em fase de teste clínico, iniciada em maio deste ano no Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto (HCRP), com “boas expectativas”, adianta o professor.

Os resultados finais devem levar pelo menos mais três anos para serem conhecidos e garantirem a segurança que o produto exige. Mas os pesquisadores já solicitaram a patente “para proteger a gratuidade”. Explica o professor que “a ideia não é a comercialização do produto, mas sim criar uma tecnologia nova, simples e potencialmente melhor para a nutrição de recém-nascidos prematuros de muito baixo peso que possa ser utilizada em diversas localidades do mundo nos próprios bancos de leite humano de referência”, conclui o professor.

Referência: Jornal da USP – Por Rita Stella – Foto: Reprodução / TV USP