Você sabe o que é Mapa de Risco?

O mapa de risco é uma das modalidades mais simples de avaliação qualitativa dos riscos existentes nos locais de trabalho. É a representação gráfica dos riscos por meio de cores e tamanhos diferentes, permitindo fácil elaboração e visualização. Tem por objetivo, reunir as informações básicas necessárias para estabelecer o diagnóstico da situação da segurança e saúde do trabalho na empresa.

Com a identificação prévia dos riscos existentes nos locais de trabalho, aos quais os trabalhadores poderão estar expostos e a conscientização quanto ao uso adequado dos equipamentos de proteção coletiva e individual, é possível reduzir o número de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais.

Informe-se com a sua chefia sobre a localização exata do mapa de risco. Na eventual necessidade de retirada do mapa de risco, por ocasião de reforma, a chefia deverá ser avisada, e zelar pelo mesmo, para poster reinstalação.

Os mapas de riscos do Campus não possuem data. A atualização se dará anualmente através da CIPA, onde constarão informações a respeito, em ata aprovada pela Comissão. Os atuais mapas foram revalidados em janeiro de 2012 e a ata encontra-se anexada nos processos da CIPA e do Mapa de Risco, arquivados no Setor de Comissões.