\ Universidade de São Paulo - Sites > Jornal Eletrônico do Complexo Acadêmico de Saúde == > Destaque sem imagem > Na terceira idade, catarata é tão comum quanto as rugas

Na terceira idade, catarata é tão comum quanto as rugas

Com o avanço da idade, a doença surge por conta de modificações sofridas na lente natural dos olhos, o que causa visão embaçada.

Nesta edição da coluna Fique de Olho, o professor Eduardo Rocha fala sobre catarata, os melhores tipos de tratamento e as preocupações da população acerca da doença.

O professor explica que, assim como as rugas, com o passar dos anos, a catarata pode ocorrer com qualquer indivíduo. A doença surge devido às modificações sofridas nas lentes naturais, localizadas dentro dos olhos, que ficam opacas com o envelhecimento do paciente e causam a visão embaçada.

Segundo Rocha, cirurgias devem ser realizadas quando a catarata começa a incomodar e a atrapalhar a autonomia dos indivíduos no cotidiano. A cirurgia vem sendo feita nos últimos anos com tecnologia a laser, mas, segundo o professor, estudos feitos na China e na França mostram que, comparativamente, a precisão de médicos cirurgiões é semelhante à do laser.

Ouça no player abaixo a íntegra da coluna Fique de Olho.

Referência: Jornal da USP