\ Universidade de São Paulo - Sites > Jornal Eletrônico do Complexo Acadêmico de Saúde == > Destaque com imagem (Grande) > Prof. Dr. José Antunes Rodrigues Rodrigues recebe o Prêmio Professor Emérito SBEM-SP 2019

Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabolismo (SBEM) concede o Prêmio Professor Emérito ao Prof. Dr. José Antunes Rodrigues

Aluno da primeira turma da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP (FMRP-USP), em 1954, o Prof. Antunes Rodrigues foi discípulo de Miguel Covian e Bernardo Houssay, Prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina (1947) por pesquisas sobre hormônios hipofisários. Realizou seu Pós-Doutoramento nos USA com Samuel McCann e quase ganhou o Prêmio Nobel por pesquisas  sobre peptídeos hipotalâmicos.

Pioneiro no Brasil, na década de 1970, na padronização de radioimunoensaios de hormônios, área de Neuroendocrinologia. Publicou 370 artigos científicos, 35 capítulos de livro, editou livros, 7500 citações e índice H42 além de contribuições originais  sobre o papel do Sistema Nervoso Central no controle do equilíbrio hidromineral e nas vias neurais envolvidas e no apetite específico por sal.

Contratado como docente da USP em 1960, Professor Titular em Fisiologia desde 1981, Professor Emérito da FMRP- USP, Diretor da FMRP-USP (1993 -1997), permanece ativo em ensino e pesquisa.

Teve grande envolvimento no ensino de graduação, sendo Professor Homenageado por 17 Turmas de Formandos em Medicina da FMRP-USP. Seus discípulos são atualmente docentes de  Fisiologia Endócrina ou Endocrinologia Clinica em inúmeros estados do país e no exterior.

Prof. Antunes, o homenageado pela Academia, em reconhecimento à sua vida universitária, recebeu diversas premiações:

• Membro da Academia Brasileira de Ciências (1994)

• Ordem Nacional do Mérito Científico – Comendador, Outorgado pela Presidência da República e Ministério Ciência e Tecnologia (1998)

•  Ordem Nacional do Mérito Científico – Grã Cruz, Outorgado pela Presidência da República e Ministério da Ciência e Tecnologia (2005)

• Professor Honoris Causa, Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013)