Simpósio Internacional de Reabilitação em Oncologia


Foi realizado nos dias 19 e 20 de outubro o III Simpósio Internacional de Reabilitação, que teve como tema deste ano a Oncologia. Uma iniciativa do Centro de Reabilitação do HCFMRP-USP (CER), cujo objetivo foi a qualificação e interação dos profissionais que atuam na área de reabilitação de pacientes em tratamento oncológico, bem como apresentação de novas tecnologias disponíveis no mercado.
As apresentações foram baseadas em casos clínicos e os profissionais das diversas áreas tiveram a oportunidade de expor as particularidades e contribuições de cada um. A reabilitação é uma área tipicamente multidisciplinar e é muito importante a integração entre os diversos profissionais: fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, psicólogos, enfermeiros, fonoaudiólogos, nutricionistas e médicos das diversas áreas. Os aspectos dessa multidisciplinaridade  foram abordados durante o Simpósio.
O Evento recebeu  convidados especialistas da USP, UNIFESP, de Barretos e Jaú, e também o professor Fernando Manuel Dias Henriques, da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, Portugal e contou com aproximadamente 270 participantes.

Prof. Dr. Antonio Carlos Camargo Andrade Filho, Coordenador da Unidade de Jaú da Rede Lucy Montoro e Presidente da Sociedade Brasileira para Estudo da Dor