\ Universidade de São Paulo - Sites > Jornal Eletrônico do Complexo Acadêmico de Saúde == > Destaque com imagem (Pequeno) > Encontros sobre Avaliação de Tecnologia em Saúde e Farmacoeconomia

Encontros sobre Avaliação de Tecnologia em Saúde e Farmacoeconomia


Os ganhos para a saúde humana com os recursos e avanços tecnológicos são inquestionável, no entanto, a utilização desses “benefícios”, principalmente os de alto custo, devem passar por alguns questionamentos: essa nova tecnologia, um novo medicamento para uma doença grave, por exemplo, é a mais eficiente? Ela traz os melhores resultados? Quando e como uma novidade tecnológica deve ser prescrita? O que se está prescrevendo é seguro para o paciente? A relação custo-benefício ou custo-efetividade dessa nova tecnologia é favorável a seu uso?
Essas questões estão entre principais dúvidas de prescritores (médicos e outros profissionais de saúde), gestores da saúde, poder judiciário e usuários diretos (pacientes). Por isso a Avaliação de Tecnologia em Saúde (ATS), é uma ferramenta de suma importância nos dias atuais. Assim no período de 6 a 8 de dezembro de 2012, o Núcleo de Avaliação de Tecnologias em Saúde do HCFMRP-USP (NATS-HCFMRP/USP) estará promovendo o “2º. Encontro Paulista de Avaliação de Tecnologias em Saúde e o 3º Encontro de Farmacoeconomia do HCFMRP-USP”. O evento reunirá autoridades e especialistas em ATS (Avaliação de Tecnologias em Saúde) e Medicina Baseada em Evidências, áreas relativamente novas no Brasil, mas há muito valorizadas em países como Canadá, Austrália e Inglaterra.
Divulgar a ATS é importante para aproximar usuários, gestores e aqueles que prescrevem as tecnologias. Os prescritores (em sua maioria médicos), precisam ser críticos e conscientes para saber interpretar adequadamente os resultados de estudos clínicos, envolvendo novas tecnologias e aplicá-los na prática diária. Tecnologia em saúde abrange “tudo aquilo que abarca algum grau de elaboração e agregação tecnológica e científica para aplicação na saúde”.
PROGRAMA
Inscrições e demais informações podem ser realizadas no endereço: www.ceapshcrp.com.br